A noite de gala também teve a apresentação de livros de membros da Academia, além de homenagens a ilustres colaboradores da entidade.
A Academia Santanense de Letras, Ciências e Artes (ASLCA) promoveu ontem, sábado (30), uma noite festiva para receber quatro novos membros que ajudam a compor o time de imortais sertanejos. Os recém-admitidos foram os escritores José Avelar Alécio, Romildo Pacífico dos Santos, Virgilio Agra e Robério Alves Magalhães.
Ainda durante a noite especial, dois membros da ASLCA, um deles um novo empossado, aproveitaram a oportunidade para apresentar e lançar seus novos trabalhos. A cerimônia, realizada no salão de festas da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), foi acompanhada por autoridades políticas locais e membros da sociedade civil organizada.
Posse
Para receber os novos integrantes, 16 dos 17 acadêmicos, estiveram presentes no local. A única ausência foi justificada pela diretoria. Familiares e os veteranos participaram da cerimônia que entregou o diploma e medalha para os novos imortais. Para representar os recém-admitidos, o escritor Romildo Pacífico leu o juramento da Academia. Os outros três novos acadêmicos também aproveitaram e realizaram seus primeiros discursos.
O presidente da ASLCA, José Malta Fontes Neto, que conduziu os trabalhos da noite, em sua fala lembrou que a “aquisição” dos novos escritores tem um valor muito grande, visto que, cada um tem a contribuir de maneira distinta e tem um aspecto peculiar de lidar com as palavras. “Cada um desses novos acadêmicos tem o seu jeito especial de escrever e transmitir sua mensagem, e isso só enriquece esse grupo de pessoas que valorizam nosso acervo literário”, comentou o jornalista e também escritor.
De acordo com a ASLCA, os novos membros vão ocupar os seguintes lugares na Academia: José Avelar Alécio ocupará a cadeira número 04, cujo patrono é o médico Arsênio Moreira da Silva; Romildo Pacífico dos Santos está com a cadeira de número 12, que tem seu patrono o escritor Floro de Araújo Melo, Virgilio Agra fica com a cadeira número 11, e seu patrono é Fernando Nepomuceno Filho, por fim Robério Alves Magalhães que estará na cadeira número 20, cujo patrono é o maestro José Ricardo Sobrinho.

Novos membros da ASLCA: Na linha de cima – Avelar Alécio (à esquerda) e Robério Magalhães; Na linha de baixo – Romildo Pacífico (à esquerda) e Virgílio Agra (Fotos: Lucas Malta / Alagoas na Net)
Livros lançados
Os escritores e membros da ASLCA, Virgílio Agra e José Coelho Neto aproveitaram a noite de gala e apresentaram suas mais recentes obras. O título “Saudações Caetés – Crônicas em forma de Cartas ou Cartas em forma de Crônicas”, é a primeira coletânea de “causos” do santanense Virgílio Agra. Já o livro “Comendadores e Comendadoras”, de José Coelho, aborda uma pequena biografia de ilustres santanenses. Ambos os acadêmicos falaram um pouco de seus trabalhos e de como foi produzir o conteúdo.
Homenagens
Além da aquisição de novos membros e da apresentação de obras, os presentes também puderam assistir a homenagens promovidas pela Academia. A primeira foi a outorga de título de Sócio Benemérito da ASLCA, ao escritor alagoano e membro da Academia Maceioense de Letras, Claudio Antonio Jucá Santos. O homenageado não pode estar presente para receber a honraria, mas o Presidente da Academia do Sertão fez questão de mostrar as fotos registradas dias anterior, mostrando a entrega do título na capital alagoano. José Malta também ressaltou a importância da homenagem, falando da contribuição direta do escritor alagoano na criação e mantimento da Academia em Santana.
Outras duas homenagens foram entregues ao professor e mestre de cerimônia do evento, Ronaldo de Rumas, além do Presidente da AABB, Sebastião Florentino Malta. Ambos receberam replicas das medalhas dos imortais e certificados da honra ao mérito por serviços e contribuições prestadas a Academia Santanense de Letras, Ciências e Artes.
Por Lucas Malta / Da Redação