A portas fechadas vereadores aprovam orçamento para 2013 em Santana do Ipanema

29 dez 2012 - 01:25


Vereadores se reúnem na sessão ordinária desta sexta-feira (Foto: Lucas Malta)

Sem declarações, sem informações, sem transmissão ao vivo e a portas fechadas. Assim ocorreu a aprovação do Projeto de Lei (PL) que instituiu a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2013 no município de Santana do Ipanema. Realizado durante a tarde, a reunião entre os vereadores aconteceu numa “segunda parte” da sessão ordinária desta sexta-feira (28).

A última sessão do ano de 2012 da Casa Tácio Chagas Duarte, foi também inédita na história do município, quando ocorreu em duas partes, sendo a primeira pela manhã [aberta e transmitida ao vivo pelo rádio] e a segunda à tarde [fechada], após o almoço.

Durante a primeira parte os parlamentares aproveitaram os “falatórios” para as despedidas e avisos. Já a segunda e mais importante, foi realizada uma reunião somente entre os vereadores, para a aprovação do PL que instituiu o orçamento anual de Santana do Ipanema para 2013.

Blá, blá, blá

Vereador Gilmar (Foto: Lucas Malta)

Iniciado com atraso, por volta das 11h, a sessão da Câmara desta sexta-feira, foi novamente realizada na sala das reuniões, devido ao plenário estar passando por uma reforma. Oito, dos nove edis se fizeram presentes, onde a maioria deles estava prestes a realizar seu último discurso como vereador naquela Casa, já que apenas dois deles se reelegeram, Genildo Bezerra (Papa Tudo) e Luciano Gaia.

Um destaque foi o vereador Gilmar França Nobre, que declarou sua insatisfação com as recentes notícias sobre as investigações que pesam sobre vários legisladores da Casa Tácio Chagas.

“Nunca fui, não sou e nunca serei integrante de quadrilha, e tenho certeza que nenhum de meus colegas aqui se enquadram também”, disse o vereador, fazendo referência de forma indireta, as alegações feitas por um membro do Ministério Púbico, sobre uma possível formação de quadrilha por parte de vereadores santanenses, após busca e apreensão feita no dia 12 deste mês pelo Gecoc, naquela Casa.

Orçamento de 2013

O projeto tido como um dos mais importantes – se não o mais importante – acabou, segundo eles, sendo discutido e votado internamente. Isso porque, devido a atrasos no período da manhã [quem sabe de propósito] os edis decidiram realizar a votação do PL do Orçamento Anual para 2013, durante a tarde e a portas fechadas.

A sete chaves

Nossa reportagem esteve acompanhando, do lado de fora, desde as 16h. Horário pré-estabelecido pela presidente, vereadora Eliane Silva Bezerra, a Fofa, marcado para apreciação, até as 18h, quando teve fim a votação de tal projeto, junto com outros PL’s que também estavam na pauta.

Apesar da espera de nosso repórter, a única informação recebida através dos membros da Casa que saiam da sala de reuniões era de que a aprovação teria sido concluída. “Deu tudo certo”, afirmou o vereador Eudes Vieira da Paixão, “Meirica”, sem explicar para quem deu certo, já que a população foi privada de testemunhar.

Solicitado por nossa reportagem por meio verbal e de ofício, a cópia do PL só poderia ser entregue na segunda-feira (31), após consulta com os outros edis, disse a vereadora Fofa, por meio de assessora.

Os segredos

Não se sabe até o momento o porquê de tanto segredo na hora de votar os projetos em pauta desta sexta-feira.

De acordo com informações extraoficias do vereador Meirica, o novo orçamento prevê um aumento de R$ 10 milhões para o município, em 2013.

Há também a possibilidade de os vereadores terem votado o aumento do salário do prefeito eleito Mário Silva, seu vice e secretários, no entanto estes e outros possíveis segredos só saberemos após a abertura da “caixa de Pandora”, ou como muito foi cobrado por alguns vereadores, durante esta gestão, em relação ao Executivo, a abertura da “caixa preta”.

Da Redação

Notícias Relacionadas:

Comentários