
Ferramenta auxilia na preparação do estudante para encarar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Foto: Assessoria / Algo Mais)
A preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está na reta final. Neste período, uma ferramenta se torna essencial: um plano de estudos simples e preciso. Essa estratégia é válida para ampliar o foco e se concentrar nos estudos para a prova, que será aplicada em 13 e 20 de novembro.
Esse planejamento auxilia na organização do tempo direcionado às matérias, revisões e simulados. “Organização é fundamental para dar a devida atenção aos assuntos, se programar para fazer revisões e também simular a prova, ou seja, pegar questões de exames anteriores e resolver. Isso ajuda muito a fixar o conteúdo, bem como identificar o tempo que você leva para responder as questões”, orienta Anderson Teixeira, professor do curso de Pedagogia da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe).
As tarefas da rotina doméstica e também o lazer devem estar no planejamento. Segundo o professor, fazer uma tabela e deixar esse plano de estudos bem visual é o segredo para não perder o foco.
“Não só as disciplinas e simulados devem estar nesse planejamento, mas também toda a rotina do candidato, pois somente assim, é possível identificar as horas livres, as quais serão direcionadas aos estudos para o Enem. Montar um cronograma, uma tabela é fundamental para visualizar o que será estudado, bem como os dias reservados para revisões e simulados”, destaca o professor.