Prefeito vai a Brasília participar do encontro de prefeitos

21 jan 2013 - 07:59


O prefeito de Santana do Ipanema, professor Mário Silva, confirmou sua ida a Brasília para participar do 2º Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, que acontece entre os dias 28 e 30 deste mês e tem o lema: Municípios Fortes, Brasil Sustentável.

Mais de 20 mil representantes dos 5.568 municípios brasileiros, entre prefeitos empossados recentemente, vice-prefeitos, vereadores e seus assessores, devem participar deste evento.

De acordo com a Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República, que coordena o evento, o objetivo do encontro é estabelecer parcerias entre a União e os municípios para promover o crescimento econômico do país com inclusão social, equilíbrio ambiental e participação cidadã.

A própria presidenta Dilma Rousseff convocou a participação de todo o governo federal no megaencontro com os prefeitos e prefeitas eleitos no fim do ano passado, que vai acontecer no Centro de Exposições, em Brasília. Lá, a presidenta fará uma apresentação detalhada dos programas federais a disposição dos prefeitos recém-empossados e mostrará em detalhes os dados dos convênios com os municípios.

A situação financeira de várias prefeituras piorou nos últimos meses, e parte dessa piora se deve à má administração de prefeitos e prefeitas em fim de mandato, como é o caso de Santana do Ipanema, onde o prefeito Mário Silva foi surpreendido logo nos primeiros dias do mandato com um desconto no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), de R$ 453 mil, para pagar o INSS. Outro rombo deixado pela antiga gestora foi o pagamento de parte do salário dos professores, que ainda está para ser pago.

Como acontece em Santana do Ipanema, o FPM é a principal fonte de arrecadação da maioria das prefeituras brasileiras. Mas, de acordo com dados da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), essa fonte vem caindo. Este mês, 387 cidades de 24 estados receberam zero na parcela do FPM, já que a União reteve a verba para pagar dívidas municipais com a Previdência ou a Receita Federal.

Dilma mandou um recado a todos os seus ministros: quer a participação no encontro com os prefeitos. De todos, sem exceção. Antes mesmo do encontro alguns ministros foram encarregados de montar salas de atendimento para aulas aos prefeitos, a fim de que conheçam toda a estrutura disponível do governo federal para parcerias com os municípios. Dilma pediu para eles serem “muito didáticos” e “pouco políticos”. Não quer passar a ideia de estar aproveitando o momento para uma aproximação político-partidária com os novos eleitos.

“A ideia é que os prefeitos e as prefeitas possam conhecer melhor os instrumentos que estão disponíveis para cumprir com o plano de governo proposto durante a campanha deles”, informou a SRI.

Da Redação com Agências

Notícias Relacionadas:

Comentários