O Delegado Regional Fábio Costa, responsável pela da 2ª DRP em Santana do Ipanema decidiu enviar nesta quinta-feira (26) uma nota de esclarecimento, tratando de algumas informações sobre o caso de uma suposta agressão a uma família de moradores da cidade sertaneja.
O fato em questão foi noticiado pelo site Alagoas na Net, no ultimo dia 18 e trouxe a tona a versão de moradores do Sitio João Gomes, na zona rural. Na oportunidade eles reclamaram da ação truculenta de equipes policiais e teriam até procurado a Promotoria da cidade a fim de buscar respostas para o episódio.
No conteúdo da nota enviada pelo delegado, ele confirma que realmente houve uma ação na residência da família, entretanto, explica que os procedimentos realizados foram todos ‘constitucionais’ e tomadas diante de um flagrante delito encontrado no local.
Ainda no teor, a autoridade policial frisa que as forças de segurança tem reforçado as ações em áreas rurais da região, devido ao alto índice de criminalidade e registros de queixas nos últimos tempos.
Confira a nota na íntegra:
O Delegado Regional de Polícia Civil da 2ª DRP – Santana do Ipanema/AL, após ouvir os relatos da família envolvida no suposto excesso de poder praticado por policiais, a qual estava acompanhada por advogado, e também após ouvir os policiais que participaram da ação policial ocorrida no dia 17/11/2015 na Zona Rural de Santana do Ipanema/AL, vem através desta nota oficial expor e esclarecer o seguinte:
No dia 17/11/2015, equipes da Polícia Civil e da Polícia Militar foram designadas pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de Alagoas, para uma ação integrada de segurança pública denominada “RODOVIA SEGURA”.
Cumpre mencionar que, antes das equipes policiais se dirigirem para os locais em que seria realizada a referida operação, a Polícia Civil recebeu uma informação de que um agricultor havia sido vítima de uma Tentativa de Homicídio por arma de fogo, fato este possivelmente ocorrido no Sítio João Gomes, Zona Rural de Santana do Ipanema/AL.
Após equipes policiais se dirigirem ao local acima citado, foi informado que o suposto autor da tentativa de homicídio seria o jovem chamado JOSÉ REGINALDO DA SILVA, morador de uma das residências do Sítio João Gomes/AL. Indagado se teria, de fato, efetuado disparos de arma de fogo contra seu vizinho, o mesmo respondeu negativamente.
Em sequência, foi realizada uma busca nos arredores da residência (parte externa da casa) onde se encontrava JOSÉ REGINALDO DA SILVA, juntamente com o seu irmão JOSÉ MAURO DA SILVA, ambos visivelmente embriagados e ouvindo música em um volume excessivo para o horário. Durante a busca, foi encontrado um frasco contendo aproximadamente 20g (vinte gramas) de maconha. Tendo sido perguntado aos irmãos JOSÉ REGINALDO DA SILVA (suposto autor da tentativa de homicídio) e JOSÉ MAURO DA SILVA, quem seria o possuidor da droga encontrada, os mesmos se exaltaram e tiveram de ser imobilizados por policiais. Após serem imobilizados, os irmãos informaram que a referida droga pertencia ao seu outro irmão menor de idade, o qual teria problemas mentais.
Posteriormente à apreensão da droga, as equipes policiais continuaram as buscas no intuito de encontrar mais substâncias entorpecentes ilícitas, bem como a arma de fogo, as quais não foram localizadas.
Dessa forma, nota-se que as condutas praticadas pelos policiais na referida ocorrência estão amparadas constitucionalmente, uma vez que havia uma situação de flagrante delito referente á droga encontrada.
Indispensável ressaltar que as polícias continuarão prestando seus serviços com o intuito de continuar reduzindo os índices de violência no ano de 2015, os quais já representam uma redução de 39% (trinta e nove por cento) em relação ao ano passado, e assim, cumprindo com suas funções de prevenir crimes, combater a violência, manter a ordem pública, bem como promover a paz social.
Por fim, frise-se que as atuações das polícias não se restringem e nem se restringirão às áreas urbanas dos municípios, sendo assim a zona rural não ficará desamparada e terá total apoio das polícias em locais como: Sítio Remetedeira, Sítio Araçá, Povoado de Olho Dágua do Amaro e Sítio João Gomes, locais em que foi verificado um aumento de ocorrências relativas a roubos de veículos, invasão de residências e até chegando ao cúmulo de marginais cobrarem pedágio à população já carente e trabalhadora de tal região.
Da Redação