Pesquisa da Escola Muniz Falcão conscientiza estudantes sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente.
Um projeto sobre resíduos laboratoriais da Escola Estadual Muniz Falcão, de Cacimbinhas, será apresentado em uma das maiores mostras científicas do país e da América Latina, a Mostratec, que acontece em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira (26) e prossegue até o próximo dia 30.
Desenvolvida pelos estudantes Ketlen Monique da Conceição e Uillas da Silva Onofre, sob a orientação do professor Jenivaldo Lisboa de Araújo, a pesquisa trabalha com um sistema de gerenciamento que não apenas trata os resíduos, mas também reaproveita compostos químicos.
O docente responsável diz que a motivação do trabalho veio por causa dos prejuízos decorrentes do descarte dos resíduos, daí surgiu a ideia de criar um manual de gerenciamento, por meio de técnicas de baixo custo. “O trabalho é gratificante, pois não apenas ensina ao estudante os princípios da vida, mas também os conscientiza sobre a importância no cuidado com o meio ambiente”, explica Jenivaldo, afirmando que esta abordagem propicia também uma maior interação entre aluno e professor.
Para o educador, a participação na Mostratec será uma experiência enriquecedora. “Trata-se de uma importante oportunidade de difusão do conhecimento científico, permitindo a propagação dos trabalhos dos jovens oriundos da Educação Básica, que sentem-se estimulados pelo reconhecimento recebido em ter seus trabalhos aprovados, além de poder trocar experiências com estudantes de diversos lugares do Brasil e, até mesmo, jovens de outras nacionalidades”, avalia.
Por Ana Paula Lins / Agência Alagoas – editado pela Redação