Estudantes de todos os seis campi serão beneficiados com participações em projetos de pesquisas
A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) firmou termo de cooperação com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado nesta sexta (16). Pelas condições estabelecidas, a Fapeal concede 80 bolsas de iniciação científica para alunos de graduação dos seis campi da instituição.
Em breve, a Uneal irá selecionar os discentes para participarem de projetos de pesquisas, coordenados por docentes mestres ou doutores, englobando três bacharelados e oito licenciaturas. As bolsas serão no valor de R$ 400 mensais, com vigência entre fevereiro de 2016 e janeiro de 2017.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uneal, professor Cristiano Cezar, participou da reunião e ficou satisfeito com a ampliação da parceria. Para ele, “essas bolsas significam a possibilidade de inserirmos nossos alunos no universo da pesquisa”, declarou o gestor da Propep.
Incremento
Atualmente, 40 alunos da Uneal recebem bolsas do programa iniciação científica da Fundação e este número pode efetivamente dobrar ano que vem. O objetivo do Governo de Alagoas, por meio da Fapeal, é prover os meios de incremento das atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Estadual.
O diretor executivo de Ciência e Tecnologia da Fundação, João Vicente Lima, explicou que “é uma política importante para a Fapeal apoiar as instituições de ensino do Estado e a Uneal tem crescido quantitativa e qualitativamente, então, ela faz jus e já comporta um número maior de bolsas de iniciação científica”.
A seleção dos bolsistas seguirá critérios de mérito acadêmico e será de responsabilidade da Universidade Estadual que publicará edital com as regras do processo.