Na TV: Série de reportagens volta a mostrar situação crítica do Rio Ipanema

06 out 2015 - 11:39


Equipe da TV Record retornou ao Nordeste e visitou cidades, flagrando os problemas causados pela seca.

Repórter andar por onde um dia já passou um rio (Foto: Reprodução / TV Record)

Repórter andar por onde um dia já passou um rio (Foto: Reprodução / TV Record)

O repórter Carlos Dorneles voltou à região, onde gravou em 2013 a primeira série Diário de Seca, para mostrar outras cidades do Agreste e do Sertão que também convivem com a falta d’água. As matérias começaram a ser exibidas nesta segunda-feira (5) no Jornal da Record.

Em 2013, a equipe de TV visitou 25 cidades de Alagoas, Pernambuco, Bahia, Sergipe para mostrar a grave seca que afligia a região. Dois anos depois, ele retornou ao Nordeste e percorreu 3 mil quilômetros, atravessando os estados de Alagoas, Paraíba, Piauí, Pernambuco e Ceará, para revelar a rotina de moradores que estão há cinco anos sem chuva.

O cenário é desolador. Com abastecimento precário, cidades inteiras dependem de caminhão pipa e até de carroceiros que distribuem água.

Rios importantes praticamente desapareceram. O Ipanema, que antes ostentava quase 2000 km de extensão e abastecia dezenas de municípios, hoje é um terreno árido, ocupado por pedras e mato. O São Francisco, um dos mais importantes do País, baixou tanto que, em alguns pontos, cidades que estavam submersas começam a aparecer.

A primeira reportagem mostrou algumas cenas de rios e açudes secos, além das dificuldades das pessoas e seus animais em sobreviver num ambiente tão precário. Reveja abaixo a reportagem:


Nesta terça-feira (6) o telejornal volta a mostrar as imagens e trabalho da equipe de reportagem. O Jornal da Record é apresentado por Adriana Araújo e Celso Freitas, vai ao ar logo às 21h30.

Do R7 com edição da Redação

Notícias Relacionadas:

Comentários