Além do material humano, a SMTT de Santana do Ipanema já tem a sua disposição, uma logística básica de sede própria e três veículos.
A espera parece que está perto de terminar. Ao menos é essa a previsão do responsável pela tão falada Superintendência Municipal de Transportes e Transito (SMTT) de Santana do Ipanema. A cidade distante 206 km da capital alagoana deverá ganhar enfim a presença efetiva do órgão no próximo mês de setembro. Em contato com o site Alagoas na Net, o já nomeado superintendente do órgão adiantou como está sendo os preparativos do instrumento que pretende dar um destino e organização na mobilidade local.
O santanense Antonio Moisés conta que nos últimos dias, doze agentes de trânsito e quatro diretores do quadro estão sendo capacitados para atuarem no município sertanejo. O treinamento deve durar ainda esta semana e terminar no próximo dia 17. “Eles estão recebendo todo o conhecimento para poder prestar o melhor serviço e atender as demandas da cidade”, contou o superintendente, nomeado ainda no início do ano pelo prefeito Mário Silva.
Além do material humano, a SMTT de Santana do Ipanema já tem a sua disposição, uma logística básica. A sede estará situada no bairro Domingos Acácio, mais exatamente onde se localizava as dependências do famoso e antigo bar Casa da Sogra. A priori os profissionais devem contar também com o auxilio de um carro e duas motos para a execução dos trabalhos.
Questionado de como se dará os primeiros passos da atuação da equipe na cidade, Antonio Moisés disse que deve começar por uma ação mais educativa, com um prazo de 30 a 60 dias de trabalho de orientação, e menos notificação. “Particularmente nem gosto dessa expressão [notificação], o bom seria que todos pudéssemos respeitar as regras e ter um melhor convívio, mas caso necessário a equipe vai agir como manda a lei”, comentou.
“Bom seria que todos nós respeitássemos as regras, mas caso necessário vamos agir como manda a lei”, Antônio Moisés, superintendente.
O responsável pelo setor também relata que já tem sido procurado por comerciantes e moradores para realizar mais ajustes no tráfego de algumas das ruas. Ele afirma que quer vai atuar com um profissional de engenharia de tráfego para poder aplicar o melhor modelo para cada situação. Outro aspecto também abordado foi a efetivação dos semáforos na cidade, aparelhos colocados nos últimos dias. “Eles devem começar a funcionar quando os agentes já estiverem nas ruas, assim podemos ver efetivamente sua aplicação e avaliar as medida a serem tomadas”.
Caso o prazo dado pelo responsável da SMTT seja confirmado, este deverá estar em sintonia com o anúncio feito pelo prefeito, quando em maio deste ano, declarou a nomeação de Antonio Moisés e fixou em 120 dias o funcionamento do órgão. A implantação efetiva da SMTT foi uma das promessas de campanha do atual prefeito, mas segundo o próprio estava sendo adiada por falta de recursos.
Proposta em outubro de 2011 pela ex-prefeita Renilde Bulhões, a Lei nº 850, que dispõe sobre a criação da SMTT foi somente aprovada no ano de 2012, no final de sua gestão.
Por Lucas Malta / Da Redação