O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) da cidade de Santana do Ipanema deu início ao processo de seleção pública para os próximos conselheiros tutelares da cidade. As inscrições para a chamada pré-seleção começaram ainda no mês passado, no dia 25 de maio e seguem até o próximo dia 15 deste mês. Todo o processo deve ser finalizado até o dia 4 de outubro, momento em que ocorre a eleição por colegiado.
São ofertadas cinco vagas para conselheiros titulares e cinco suplentes, com um cargo de mandato de três anos e remuneração fixa de R$ 1.200,00 (um mil e duzentos reais). O edital nº 01/2015 informa que os candidatos à vaga trabalharam baseados numa carga horária de 40 horas semanais, distribuídas em turno de manhã e tarde, além da inclusão de plantões noturnos e nos fins de semana.
Como funciona o processo
A pré-seleção é o primeiro passo para a candidatura ao cargo. Esta fase é composta da apresentação de um conjunto de documentos, além do atendimento a algumas exigências que provam a idoneidade e experiência dos candidatos. Ainda na pré-seleção acontece um curso preparatório, no qual os postulantes irão passar logo em seguida por uma prova escrita e posteriormente por uma entrevista oral, a fim de avaliar suas habilidades.
Feito a pré-seleção e avaliação, os aprovados estarão aptos a concorrer ao pleito eleitoral, que acontece no dia 4 de outubro, no horário de 8h às 12h, no Tênis Clube Santanense. A eleição, nos últimos anos tem acontecido com o voto fechado, através de delegados que representam um chamado colégio eleitoral. As regras tem como base a Lei Municipal nº 828/2011.
Por Lucas Malta / Da Redação