Junta Comercial comemora mais um ano de história nesta terça celebrando a consolidação do registro empresarial em Alagoas
Um dos órgãos mais tradicionais de Alagoas e com a modernização de seus serviços como foco principal. Do passado ao presente, com essas características, a Junta Comercial do Estado de Alagoas completa, nesta terça-feira (26), 122 anos de história.
Órgão ligado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), a Juceal é responsável pelo registro empresarial no estado. Como missão, o órgão delimita garantir a publicidade, autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos do empresário, das sociedades empresárias e dos agentes auxiliares do comércio.
Essa história centenária foi iniciada em 1893 com a sanção da lei de nº 1893 pelo então governador Gabino de Araújo Besouro. De lá para cá, a Juceal foi responsável pela autenticação de mais de 600 mil processos e criação de 214.583 empresas no estado alagoano.
Entre mudanças de sede e gestão de 28 presidentes, a Junta Comercial foi o local no qual foram registrados os 130.216 negócios que compõe as empresas ativas em Alagoas, colaborando assim com o desenvolvimento econômico do estado.
“Alagoas é um estado pequeno, mas isso não impede de se destacar nacionalmente. O povo alagoano é responsável por isso, sempre esforçado e com vontade de servir. Se hoje o registro empresarial é algo consolidado no estado é devido a esse esforço no decorrer dos 122 anos. Olhando para os próximos anos, a agilidade na legalização das empresas, trabalhando em parceria com órgãos fiscalizadores, é o próximo passo. A Juceal como integradora e trabalhando em parceria com os órgãos fiscalizadores”, definiu Carlos Araújo, atual presidente da Junta Comercial.
Modernização e serviços
Centenária, a Juceal é uma realidade não só no estado de Alagoas. O órgão foi o responsável pela implantação e habilitação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no estado, tornando Alagoas a primeira unidade federativa do país a implementar o projeto em todos os seus municípios.
Desde novembro do ano passado, a Junta Comercial funciona com o fluxo processual online. O sistema chamado Junta Digital permite que os processos empresariais caminhem pelo órgão digitalmente e sem uso de papel, diminuindo o trajeto entre os setores e agilizando a saída de documentos.
Contando com um sistema interno automática, a interface externa, utilizada pelos clientes, também não foge à regra. O Portal Facilita Alagoas é a ferramenta responsável pelo início dos processos de abertura, alteração e baixa empresarial e ponte direta entre cliente e os órgãos parceiros, como Receita Federal, Secretária da Fazenda, Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros.
Seguindo com a disponibilização online de seus serviços, a Juceal ainda conta com a solicitação e envio de certidões e convênio com vários órgãos municipais, estaduais e federais para transparência e acesso às informações do órgão alagoano de registro.
Hotton Machado –Assessoria