Obras hídricas liberadas beneficiam 50 mil no Semiárido

17 abr 2015 - 17:25


Governador assinou ordem de serviço em Estrela de Alagoas, Minador e Igaci; projeto vai regularizar abastecimento de água na zona urbana dessas cidades

O governador Renan Filho esteve, nesta sexta-feira (17), em Estrela de Alagoas, Agreste do Estado. A visita teve como finalidade a assinatura da ordem de serviço para dar início às obras de abastecimento de água dos municípios de Estrela de Alagoas, Minador do Negrão e Igaci, orçadas em R$ 14,9 milhões. As cidades estão entre as 36 em situação de emergência afetadas pela seca.

Com esse projeto, a vida de cerca de 50 mil habitantes da zona urbana desses municípios será melhorada. Hoje, o abastecimento é feito, principalmente, por meio de carros-pipa, porta a porta.

O chefe do Executivo tratou sobre essa demanda. “Não adianta fazer outras obras se não tem água. Essa é a principal necessidade do ser humano e precisamos levá-la ao Semiárido com regularidade”, disse, enquanto assumiu o compromisso de iniciar imediatamente as obras.

Os trabalhos incluem a captação da Barragem do Bálsamo, em Palmeira dos Índios, e melhorias operacionais na estação de tratamento já existente. A transferência das águas do Bálsamo será feita por meio da construção de 11 km de adutora que atenderá a Minador do Negrão, Igaci e Estrela de Alagoas.

Sobre a extensão da iniciativa, a secretária de Estado da Infraestrutura, Maria Aparecida Machado, revelou que todo o projeto foi elaborado para um horizonte de 20 anos – dentro das condições atuais de clima, crescimento populacional, entre outros fatores.

O prefeito de Estrela de Alagoas, Arlindo Garrote, falou sobre as dificuldades do município. “A prefeitura hoje tem que levar água para a população em carros-pipa. Essa é uma despesa que onera e muito o orçamento. Precisávamos dessa solução definitiva”, afirmou o gestor.

Os prefeitos Oliveiro Torres (Igaci) e Socorro Cardoso (Minador do Negrão) asseguraram que essa é a maior obra destinada aos seus municípios. “A gente do Minador está passando sede. Precisamos da água vinda do Bálsamos o quanto antes”, contou a prefeita. A previsão de término do projeto é para 2016.

Além das autoridades, foi passada a palavra à estudante Maria Emily Pereira, 16 anos. A jovem agradeceu a iniciativa depois de relatar as dificuldades pela falta de água e aproveitou a oportunidade para entregar reivindicações da escola onde estuda, a Estadual Luiz Duarte, que sediou a cerimônia de assinatura, ao governador.

Em resposta, Renan Filho declarou: “Estou muito agradecido com a recepção calorosa de todos, de Estrela, vindos de Igaci, Palmeira, Minador, de toda a região. Esse contato com o população é primordial para o meu trabalho. Estou atento às demandas do Semiárido”.

Agência Alagoas

Notícias Relacionadas:

Comentários