Na última quinta-feira (31), alunos da Escola Municipal de Educação Básica Iracema Salgueiro, orientados pela professora e membro da Associação Guardiões do Rio Ipanema – AGRIPA, Edilma Gomes, bem como do presidente da entidade de defesa ambiental, Ariselmo de Melo, visitaram um trecho do rio Ipanema.
O caledário de visitas, que teve, durante esta semana, a participação das escolas Carrossel e Cenecista Santana, faz parte das atividades da Agripa relacionadas ao Dia do Rio Ipanema, que acontece no próximo dia 21 de abril, cuja programação está sendo elaborada pela associação.
Estiveram presentes à visita de cunho educativo, que ocorreu num trecho da zona rural, denominada Barra do Tigre, Jailma e Ivaneide, diretora e a vice-diretora da escola, respectivamente.
De acordo com as orientadoras, a maioria dos alunos residem próximo ao rio Ipanema, só que numa área urbana bastante poluída, onde o lixo doméstico e os esgotos predominam. Daí a ideia de realizar a visita a um local onde a degradação provocada pela ação devastadora do ser humano ainda não chegou com tanta intensidade; há desmatamento, mas não se observa lixo.
O presidente da Agripa, professor Ariselmo, exímio conhecedor da localidade, inclusive através da prática de campi, falou da importância em cuidar da natureza, desde a infância e juventude. “É de cedo que aprendemos a cuidar do meio ambiente, quando agimos dessa forma o bem-estar chega primeiramente para nós”, afirmou o ambientalista.
Programação do Dia do Rio Ipanema, ainda em elaboração:
16h: Passeio ciclístico com saída do bairro Bebedouro, de frente a residência da guardiã Joana Maria da Silva “Dona Joaninha”.
18h: Chegada dos ciclistas à Praça Dr. Adelson Issac de Miranda, após percorrer várias ruas da cidade.
18h15min: Apresentação cultural, com declamação de poesias e jogral, com temas voltados ao rio Ipanema, a cargo do Colégio Cenecista Santana.
19h30min: Apresentação artística com grupos musicais.
Ferreirnha
Forrozeiro Manoel Messias
Júnior da Safona
Sonorização Givaldo Som
Assessoria Agripa