Destinado a estudantes e profissionais da área da saúde, capacitação ocorre até dezembro.

Segundo profissionais da área, o tabagismo é a principal causa de mortes evitáveis no mundo, por isso, é necessário continuar com ações visando mostrar os males do fumo e orientar sobre a importância da qualidade de vida (Foto: Arquivo Secom e Olival Santos)
Alagoas é um dos estados brasileiros que conseguiu, nos últimos anos, reduzir a taxa de fumantes adultos em torno de 8,8%. E para que o índice continue em processo de redução, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está realizando o Curso de Formação de Multiplicadores de Informação do Controle do Tabagismo, visando formar agentes multiplicadores que conscientizem a população sobre os males do tabaco, em especial os fumantes.
A aula inaugural do curso ocorreu na tarde desta segunda-feira (30), no auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), em Maceió. A coordenadora do Programa Estadual de Combate ao Tabagismo, Vetrúcia Teixeira, disse que nesse primeiro encontro foi realizada uma sensibilização com os participantes, que conheceram o trabalho realizado pela coordenação.
“Estamos dando continuidade ao processo de implantação de ações de promoção à saúde no controle do tabagismo, visando a redução da taxa de fumantes”, destacou.
De acordo com Vetrúcia Teixeira, o curso será realizado uma vez no mês, com duração de três horas, e prosseguirá até o dia quatro de dezembro. Estão previstas aulas teóricas, debates e exibição de vídeos sobre o tabagismo. Os participantes do curso passaram por uma seleção, através de um prova e entrevista, realizada pela coordenação do Programa Estadual de Combate ao Tabagismo.
A coordenação do Programa de Combate ao Tabagismo tem realizado um trabalho de sensibilização no Estado, sobre os males que o fumo causa a quem faz uso, principalmente à saúde. Vetrúcia explicou que o tabagismo é a principal causa de mortes evitáveis no mundo, por isso, é necessário continuar com ações em empresas públicas, privadas, escolas e outros setores, visando mostrar os males do fumo e orientar sobre a importância da qualidade de vida.
Visita
Na manhã desta segunda-feira (30), estudantes de uma faculdade de Maceió estiveram com a coordenadora do Programa Estadual de Combate ao Tabagismo, Vetrúcia Teixeira. Eles foram conhecer o trabalho realizado no Estado, que é considerado eficaz e tem surtido resultado positivo.
Por Mônica Lima / Agência Alagoas