Uma parceira entre a Escola de Educação Básica Carrossel e a Associação Guardiões do Rio Ipanema (Agripa), realizou na manhã desta quinta-feira (19) um passeio e uma aula campal às margens do rio Ipanema, em Santana do Ipanema.
Alunos dos 4º e 5º anos da instituição de ensino, com idades entre 9 anos e 10 anos puderam conhecer os dois lados do rio Ipanema, poluição e preservação.
A convite da diretora da escola, Josefa Fábia Alécio, e com o aval do presidente da Agripa, Ariselmo Melo, os pequenos alunos tiveram a oportunidade de conhecer a situação em que se encontra o maior patrimônio hídrico da região sertaneja de Alagoas.
Acompanhados pelas professoras Ivalnida Josefa da Conceição, Ana Paula, Laise e Jucilene, os mais de cinquenta alunos e alunas se mostraram interessados em conhecer a problemática que assola o rio Ipanema. Muitos deles nunca tinham ido ao rio que banha a cidade em que moram, apenas conheciam a parte mais poluida, localizada em toda zona urba de Santana do Ipanema. Os alunos se mostraram encantados com o que resta de preservação, e prometeram divulgar o trabalho da Agripa, a fim de que possamos, juntos, salvar este patrimônio.
Com orientação da Agripa, o grupo visitou um dos locais mais poluidores do rio, o Matadouro Público. Lá, professoras e guardiões falaram da necessidade urgente da retirada de um dos maiores poluidores do rio.
Em seguida o grupo seguiu para uma visita à localidade denomidada Poço Grande, àcima da ponde da Barragem, onde ainda pode se observar uma parte dorio preservada: com água limpa e vegetação.
O grupo esteve acompanhado dos guardiões Ariselmo de Melo, Cícero Ferreira (Ferreirinha) e Sérgio Campos.
Ao final todos puderam acompanhar com muita animação, o guardião e artista popular Ferreirinha, cantar o hino dos Guardiões.
Da Assessoria Agripa
VEJA A GALERIA DE FOTOS