A área da caatinga, apesar de ser considerada uma das regiões mais inóspitas do Brasil, despertou o interesse da jovem soldado Gracy Kelly Lima de Oliveira, de 23 anos, incorporada na Polícia Militar no ano de 2013. Ela é a segunda policial militar entrevistada pela Assessoria de Comunicação da PM para o Especial Semana da Mulher, que traz uma série de matérias com exemplos de policiais militares femininas que se destacam em suas atividades nas diversas áreas da instituição. Gracy integra atualmente o efetivo da Companhia de Operações Policiais Especiais do Sertão (Copes), com sede no município de Piranhas, sendo a única mulher destacada na Companhia.
A Copes foi criada em março de 2014, após convênio firmado entre a Polícia Militar e a Prefeitura de Piranhas. Neste período, Gracy ainda estava no Curso de Formação de Praças (CFP), em Arapiraca, e foi voluntária para frequentar o Estágio de Operações em Área de Caatinga, que selecionaria os futuros integrantes da Companhia recém-criada. O estágio foi realizado nos municípios de Piranhas e Olho d’Água do Casado, durante 20 dias. Nele, os 25 alunos, entre os quais estava a soldado Gracy, passaram por intenso treinamento com a rigidez e vigor das aulas práticas, que exigiam excelente condicionamento físico e constante superação de limites.
Natural de Aracaju, Gracy conta que o início da carreira policial militar trouxe grande novidade em sua vida. Entrar na corporação, estar longe de casa e já participar de um estágio com tamanha exigência, para ela, foi uma grande oportunidade e também um desafio.
Veja a matéria completa e outras fotos no site da Polícia Militar de Alagoas