Em detalhes, secretário da Fazenda explica incapacidade financeira do Estado..
O secretário de Estado da Fazenda, George Santoro, confeccionou uma Nota Técnica apresentando a situação fiscal do Estado de Alagoas. O estudo foi feito com total apoio dos técnicos da Fazenda e repassado à imprensa alagoana.
Ao cotejar os fluxos de ingressos (receitas públicas) e saídas (despesas públicas), conforme metodologia conhecida como “Acima da Linha”, o gestor público pode avaliar os resultados da política fiscal corrente por meio de um retrato amplo e detalhado da atual situação fiscal.
Essa avaliação possibilita a elaboração de cenários para as contas públicas, baseados em estimativas de receitas e despesas projetadas a partir de parâmetros macroeconômicos, viabilizando, dessa forma, a tomada de decisões relativas à condução de políticas públicas.
O gráfico abaixo indica que qualidade das Contas Públicas do Estado de Alagoas vem se deteriorando rapidamente, chegando a resultados bastante preocupantes em 2014. Os Resultados Primário e Orçamentário negativos deste último ano, em torno de R$ 300 milhões, acendem um sinal de alerta para que os atuais gestores tomem medidas para reverter essa situação.
Confira a matéria completa no site da Agência Alagoas