A ação é promovida pela Secretaria de Estado de Recursos Hídricos e tem objetivo de elaborar o Plano Intermunicipal de Gestão Integrada.

Audiência promovida pela Semarh discutirá com o comitê diretor os planos para gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos (Foto: Ascom AMA)
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e a empresa Floram iniciam nesta terça-feira (3) a série de audiências públicas pelo interior de Alagoas, com encerramento previsto para a próxima sexta-feira (6). As reuniões com a população fazem parte do calendário de discussões com o objetivo de apoiar a elaboração do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PIGIRS). Os encontros ocorrem nas regiões do Sertão, Bacia leiteira, Agreste, Sul, Zona Mata, Metropolitana e Norte.
De acordo com Elaine Melo, diretora de Planejamento da Semarh, esta é a segunda etapa do processo que trata da atuação dos consórcios públicos para gestão e o gerenciamento dos resíduos. Na semana passada, ocorreu a reunião do comitê diretor na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) com representantes de diversas prefeituras alagoanas.
“Nessas reuniões contamos com os representantes das seis regiões do Estado e tivemos contribuições para melhorar em alguns aspectos durante a reunião pública”. Recebemos solicitações para informar com mais detalhes sobre os consórcios públicos, que é uma gestão compartilhada entre os municípios. Também nos foi pedido mais informações sobre os sistemas de tratamento de resíduos que poderão ser feitos por mais de um município, o que contribui efetivamente na questão econômica e impacto ambiental”, salientou Elaine Melo.
Segundo a diretora, a partir desta terça-feira (3), a Semarh e a empresa Floram estarão em contato permanente com os municípios para demonstrar a importância do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, assim como irá receber a contribuição fundamental da sociedade com sugestões para a formatação do Plano Intermunicipal.
“A contribuição da sociedade é fundamental porque irá nortear quais as necessidades de cada região. Passado este processo de discussões nas cidades, a empresa Floram e os representantes municipais estarão realizando com a sua equipe um diagnóstico com o intuito de realizar um levantamento dos resíduos sólidos nas cidades”, explicou Elaine Melo.
Por Nigel Santana / Agência Alagoas