Lei determina salário base de R$ 1.917,18 para profissionais da Educação. Onze prefeituras do interior aparecem na relação; G1 ouviu as justificativas.
Apesar da lei federal N° 11.738, que foi sancionada em julho de 2008, estabelecendo o Piso Salarial Profissional do Magistério, onze municípios, dos 102 alagoanos, não cumprem a regulamentação e pagam aos professores da educação básica salários abaixo do que é estabelecido pela legislação, segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal).
O levantamento aponta que, no estado, descumprem a lei federal, lesando financeiramente os profissionais da educação básica, os gestores dos municípios de: Belém, Maribondo, Mar Vermelho, São José da Laje, Coqueiro Seco, Novo Lino, Jacuípe, Japaratinga, Joaquim Gomes, Passo de Camaragibe e Barra de Santo Antônio.
Ainda segundo o levantamento do Sinteal, outros 13 municípios de Alagoas, apesar de adotarem o Piso Nacional do Magistério, não cumprem na íntegra o vencimento base inicial da carreira. Procedimento que provoca o ‘achatamento’ de salários dos profissionais com maior graduação.