Capital alagoana recebe profissionais do Programa Mais Médicos

20 jan 2015 - 09:26


Foto: Agência Brasil

Foto: Agência Brasil

O Ministério da Saúde (MS) lançou, na última quinta-feira (15), o edital 2015 do Programa Mais Médicos. O novo edital abre espaço para 424 cidades brasileiras que ainda não aderiram ao Programa e permite que o atendimento seja expandido em outras 1.076 cidades que já aderiram. Maceió é um dos municípios que demonstraram interesse em aderir ao edital e, por isso, receberá mais três profissionais, que irão atuar no atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os médicos atuarão durante dois anos exclusivamente no atendimento de pacientes da atenção básica, que buscam os serviços nas unidades de saúde da capital, com foco na prevenção e promoção da saúde e ficarão lotados nas seguintes unidades: USF Graciliano Ramos, USF João Moreira (Grota do Moreira), USF Carla Nogueira (Benedito Bentes) e USF Guaxuma.

A partir da adesão ao edital por parte da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os médicos têm até 120 dias para começar a trabalhar nas unidades básicas de saúde. De acordo com a coordenadora do Programa de Saúde da Família (PSF), Zilda Melo, Maceió conta com uma cobertura de 27,65% do PSF. “A vinda desses médicos só tem a melhorar o atendimento da população, aumentando a cobertura, que atualmente conta com 86 equipes de Estratégia e Saúde da Família”, afirmou.

Além dos três novos profissionais, Maceió já conta desde agosto de 2014 com dois médicos cubanos vinculados ao Programa do Governo Federal que atendem à comunidade no Cic Virgem dos Pobres, localizada no Vergel. Os profissionais do Programa cursam especialização em estratégia e saúde da família com o acompanhamento de tutores e supervisores, além de terem aulas de Português.

Programa Mais Médicos

O Programa Mais Médicos foi lançado em julho de 2013 pela presidente Dilma Rousseff e faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS, com o objetivo de aperfeiçoar a formação de médicos na Atenção Básica, ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país e acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde.

Segundo as regras do novo edital, os municípios que podem ser contemplados terão entre os dias 16 e 29 de janeiro para confirmar a participação na nova fase do programa. No mesmo período, serão realizadas as inscrições dos médicos brasileiros interessados em aderir ao programa.

Já os médicos formados no exterior, brasileiros ou não, poderão fazer as inscrições entre os dias 10 e 20 de abril. Caso o total de vagas oferecidas seja maior do que o número de inscritos, o governo, então, fará a convocação de médicos cubanos, assim como nas primeiras fases do programa.

Por SECOM / MACEIÓ

Comentários