TRE em Alagoas tem novo presidente para o biênio 2015/2016

13 jan 2015 - 08:39


Vice-governador Luciano Barbosa, representando o chefe do Executivo, esteve presente à solenidade de posse do desembargador Sebastião Costa Filho. 

No discurso de posse, o desembargador Sebastião Costa Filho defendeu o compromisso com a ética e a responsabilidade social (Foto: Márcio Ferreira)

No discurso de posse, o desembargador Sebastião Costa Filho defendeu o compromisso com a ética e a responsabilidade social (Foto: Márcio Ferreira)

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) tem novo presidente para o biênio 2015/2016. Nesta segunda-feira (12), foi dada posse ao desembargador Sebastião Costa Filho, que exercia as funções de vice-presidente e corregedor do TRE/AL. Esteve presente à solenidade o vice-governador Luciano Barbosa, representando o chefe do Executivo, Renan Filho.

O cargo foi passado ao magistrado pela então presidente do TRE/AL Elisabeth Carvalho. “Termino mais uma missão. Saio gratificada com o que consegui vencer com a ajuda de mais pessoas”, revelou a desembargadora. Elisabeth Carvalho detalhou as dificuldades enfrentadas em razão do estado precário da sede do Tribunal. “Assim que iniciei o mandato, fomos despejados. A Perícia concluiu que estávamos dentro de uma bomba que estava prestes a explodir”, declarou.

Era necessário deixar a sede. Segundo Elisabeth Carvalho a tarefa de adquirir um novo prédio não era fácil. A alternativa dada pela então presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ministra Carmem Lúcia Dantas era a de alugar uma edificação e comprar um terreno para a construção. Enquanto todo esse processo não era efetivado, a Corte Eleitoral passou a ter como espaço para julgamentos e debates o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), à época presidido por José Carlos Malta Marques, presente à solenidade desta segunda-feira e homenageado.

A cerimônia de posse do novo presidente do TRE/AL, inclusive, foi realizada no Plenário Desembargador Olavo Acioli de Moraes Cahet, na sede do TJ/AL. Em breve, de acordo com Elisabeth Carvalho, o Tribunal Eleitoral seguirá para a sua nova sede, no bairro do Farol.

Cerimônia

No discurso de posse, o desembargador Sebastião Costa Filho defendeu o compromisso com a ética e a responsabilidade social. “Na função administrativa, temos que estar pautados pelos princípios estabelecidos na Constituição, como moralidade, publicidade, eficiência”, declarou. A respeito da atuação da Corte, explanou: “Os problemas do país não dizem respeito somente aos outros, se não foram solucionados é porque dependem do papel conferido a cada um de nós”.

Na ocasião, também foi dada posse como desembargador eleitoral substituto ao magistrado Tutmés Airan. Estiveram ainda presentes à solenidade o secretário de Estado da Defesa Social e Ressocialização, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, e o comandante-geral da Polícia Militar coronel Paulo Domingos de Araújo Lima Júnior.

Por Telma Elita / Agência Alagoas

Notícias Relacionadas:

Comentários