O governo do Estado inaugurou, nesta quinta-feira (27), a Unidade Descentralizada da Farmácia de Medicamentos Excepcionais (Farmex) de Santana do Ipanema, no Sertão de Alagoas. A cerimônia contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, do superintendente estadual de Atenção à Saúde, Sival Clemente e da prefeita Renilde Bulhões, além de outras autoridades.
Para inaugurar a nova unidade, que é a sexta descentralizada da Farmex, foram investidos R$ 25 mil para adquirir os medicamentos que irão tratar mais de 50 doenças crônicas e complexas. A Farmex de Santana do Ipanema vai atender aos 14 municípios da 9ª Região de Saúde, num total de mais de 226 mil habitantes.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, a inauguração da Farmex de Santana do Ipanema é um momento importante para o Estado e os usuários do serviço. “Essa é a oportunidade de transformar a política no seu real propósito, que é trabalhar para melhorar os serviços de saúde, em prol da população”, pronunciou.
Ainda segundo o gestor Estadual, o governador Teotonio Vilela Filho relatou que, ao conhecer o trabalho da Farmex Maceió, ficou emocionado pelo serviço. Isso porque, segundo ele, o trabalho da Farmex é conhecido apenas pelos próprios pacientes. “Ainda seguindo a política de regionalização de serviços da Saúde, com a nova unidade da Farmex, a população passa a ser atendida na própria região, sem precisar se deslocar para a capital”, completou.
Atualmente a Farmex cobre 80% da população de Alagoas. Segundo o diretor estadual de Assistência Farmacêutica, Fábio Pacheco, a meta em 2013 é alcançar toda a população do Estado, ofertando o serviço aos pacientes que já passaram pela Atenção Básica e estão em tratamento mais complexo, necessitando do uso contínuo de medicamentos.
Para a prefeita de Santana do Ipanema, Renilde Bulhões, a inauguração da unidade é um momento de felicidade pela grandeza do empreendimento para os santanenses. “A Farmex chegou para servir aos santanenses e a todos os municípios da região. É uma garantia de dignidade e qualidade para os usuários na oferta de serviços”, falou.
“Feliz a ideia de descentralizar a Farmex. Sou usuária do medicamento Humira, desde 2006, quando comecei o tratamento de artrite reumatoide. Antes, viajava para Maceió para buscar o medicamento, mas agora, com a unidade na minha cidade, vai facilitar muito o acesso para mim e também de minha mãe, que tem alzheimer”, descreveu a paciente Maria do Amparo Vieira Porfírio.
Irene Alves Pereira foi a primeira paciente a ser cadastrada e atendida pela Farmex. Ela recebeu do secretário Alexandre Toledo o medicamento Lipistat, para controlar o colesterol e triglicerídeos, para o tratamento da diabetes. “Pra mim, a Farmex em Santana do Ipanema foi uma bênção. Agradeço a todos que proporcionaram trazer a farmácia para perto da gente”, falou.
Para a secretária municipal de Saúde de Santana do Ipanema, Normanda Santiago, a oferta dos serviços da Farmex é de relevância pública. “Dessa forma, Santana caminha para ser ponto de desenvolvimento em todas as áreas, principalmente a Saúde, que é o serviço mais próximo ao cidadão e que atende bem”, disse.
Investimento – O Estado investiu R$ 45 mil em equipamentos para estruturar a unidade de Santana do Ipanema, que conta com uma câmara refrigeradora, três computadores, três ar condicionados, uma impressora e todo o material logístico de informática, além da manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos. O município investiu no local, mobília e contratação de duas farmacêuticas.
Homenagem – Ainda durante a solenidade de inauguração, os servidores da Diretoria de Assistência Farmacêutica entregaram placa de homenagem ao governador Teotonio Vilela Filho, ao secretário Alexandre Toledo e ao diretor da Assistência Farmacêutica Fábio Pacheco, pelo reconhecimento dos próprios servidores pela visita dos gestores a unidade que trouxe ainda mais entusiasmo aos serviços.
Por Ascom / Saúde