Após muitas conversas e acordo de bastidores, uma chapa formada por vereadores de situação e oposição tem a chance de sagrar-se vencedora.
Vereadores da cidade de Santana do Ipanema deverão se reunir no início da noite de hoje, quarta-feira (17), em uma sessão extraordinária para a realização da eleição da Mesa Diretora, que assumirá o biênio 2015/2016. O acontecimento poderá encerrar, ou não, os trabalhos deste semestre na Casa Tácio Chagas Duarte e é aguardado com atenção pela comunidade sertaneja. A sessão está marcada para às 19h.
O presidente da Câmara, José Vaz (PSDC), informou que até ontem somente uma chapa estava habilitada para a disputa, esta mesma anunciada na ultima sexta-feira (12), em sessão ordinária. “Segundo o edital da eleição, até a hora prevista para a votação pode-se apresentar uma chapa para o pleito”, comentou Vaz.
Nossa reportagem também manteve contato com o vereador integrante do bloco de oposição ao prefeito Mário Silva, o parlamentar Genildo Bezerra (PR), popular “Papa Tudo”. Ele encabeça a única chapa na disputa, junto com o vereador do bloco, o Mário Siqueira (PDT), além da participação dos vereadores Zé Del, que assume a candidatura de vice-presidente, e Zé Lucas, com o cargo de 1º secretário, ambos integrantes do PV, partido do gestor municipal.
Papa Tudo confessou que a chapa formada para esta eleição se deu após um acordo costurado com colegas de parlamento, que segundo ele, estariam insatisfeitos com a gestão do atual presidente. “Isso não é uma chapa de oposição, trata-se de uma chapa da Câmara, pois esta é autônoma e independente”, afirmou o edil, que ainda emenda e diz contar com mais dois votos, além dos da chapa. Um deles é o vereador colega de bancada, Dema de Areias (PDT) e outro do vereador Heleno Vieira da Paixão (PV).
Questionado se esse acordo desfalca a base aliada do prefeito Mário Silva, aumentando o bloco de oposição, Papa Tudo nega que seus colegas tenham deixado o apoio do prefeito. “Eles continuam como vereadores de situação, o que se fez aqui foi um acordo para montar uma chapa em favor da Câmara, nada mais que isso”, respondeu o vereador.
Apesar da negativa do vereador Papa Tudo, informações obtidas pelo site demonstram que há um “clima pesado” entre os vereadores da base do prefeito. Nos últimos dias, inúmeras reuniões tem tentado resolver o racha provocado por parlamentares “insatisfeitos”. Nesta semana, o radialista santanense Fernando Valões abordou o tema em seu programa e afirmou saber que em uma dessas reuniões os vereadores teriam partido até para vias de fato, após um intenso bate boca.
Por Lucas Malta / Da Redação