O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos, prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas esteve reunido na tarde desta terça-feira, 16, com a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas, Normanda Santiago e com o secretário Estadual de Saúde, Jorge Villas Boas. O assunto da reunião foi o atraso no repasse dos recursos financeiros, correspondente ao mês de Dezembro, pelo Governo Estadual para os municípios alagoanos.
Segundo o secretário de Saúde de Alagoas, o problema é o repasse do Governo Federal. “Até o momento, não recebemos a verba total dos recursos federais e isso impossibilita qualquer ação da secretaria”, afirmou. A presidente do Cosems, Normanda Santiago, garantiu que caso o repasse não ocorra, a probabilidade é que o caos se instale na saúde pública dos municípios do Estado. “Os plantões médicos e os serviços das unidades de saúde, por exemplo, podem ser suspensos sem essa verba”, explicou Normanda.
O presidente da AMA se mostrou preocupado com a situação. “A saúde pública não pode parar, ela tem que ser prioridade, afinal de contas os serviços não podem simplesmente deixar de ser oferecidos”, disse Dantas.
Por AMA/AL