O Ministério da Saúde decidiu prorrogar em todo o país a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo. O objetivo é imunizar pelo menos 95% do público-alvo em todos os estados e municípios. A campanha, que encerraria na sexta-feira, 28, segue até o dia 12 de dezembro.
Em Delmiro Gouveia, 98,23% das crianças já foram vacinadas, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde. O público-alvo da campanha contra a poliomielite é crianças a partir de seis meses até menores de cinco anos. Contra o sarampo, devem-se vacinar crianças de um até menores de cinco anos.
A campanha iniciou no dia 8 de novembro. Durante esse período, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou equipes de imunização em todos os postos, na tentativa de atingir a meta.
A importância de vacinar contra a poliomielite e sarampo – A vacina oral contra a poliomielite (VOP) protege contra os três tipos de vírus da pólio, causador da paralisia infantil, e tem eficácia de 95%. A imunização contra o sarampo protege contra a rubéola e a caxumba, além de ser o único método seguro e preventivo contra a doença. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar e falar.
Por Ascom Delmiro