Em entrevista ao site Alagoas na Net, o empresário Josinaldo Soares falou um pouco da campanha feita pelos comerciantes sertanejos durante os últimos meses do ano.
As “ladainhas” propagadas por gestores municipais de todo o país em nome da chamada crise financeira tem gerado medidas agressivas no bolso de muitos moradores. Aqui em Alagoas, por exemplo, em especial no Sertão, cortes nas folhas de empregados e atrasos de honorários são as principais queixas. Entretanto, essas medidas parecem não ter afetado de forma direta a expectativa de vendas e negócios para o final de ano na região sertaneja. Pelo menos é o que afirma o presidente da Associação Comercial de Santana do Ipanema (ACSI), Josinaldo Soares.
Em entrevista ao site Alagoas na Net, o empresário falou um pouco da campanha feita pelos comerciantes sertanejos durante os últimos meses do ano e afirmou que os discursos de falta de recursos e as práticas de redução de despesas por parte de políticos até chamou a atenção dos comerciantes locais, mas com o passar dos dias, a prática e o perfil do consumidor foram mostrando uma situação diferente das tenebrosas previsões.
A frente de empreendimentos no município de Santana do Ipanema, Josinaldo está empenhado, junto com os outros diretores da ACSI, desde outubro em mais uma campanha “Natal dos Sonhos”. O trabalho já é feito desde 2007 e tem o objetivo de alavancar as vendas de final de ano no comércio local, ofertando inúmeros prêmios através de sorteios.
“Este é a nossa oitava edição do Natal dos Sonhos e posso garantir que a cada ano só temos evolução, com prêmios melhores e a adesão cada vez maior de lojistas. Isso mostra que a campanha tem se fortalecido e ganhado credibilidade com o passar dos anos”, confessa o presidente da Associação.
Perguntado como ele consegue avaliar esse bom desempenho em números reais ele afirma: “O termômetro disso são os cupons emitidos a cada ano, já que é assim que sabemos como tem sido o consumo do cliente nas empresas cadastradas”, relatou o comerciante. Soares disse ainda que o número de cupons deste ano deverá ultrapassar a marca do emitido no ano passado. E a campanha só termina no dia 6 de janeiro, dia do sorteio.
O empresário dá algumas explicações para o “não efeito” da crise política ter atingido o consumo de uma maneira geral. “Cada setor do comércio acaba reagindo de uma maneira com essas medidas na política. Acho que hoje, em Santana, se fosse para avaliar o que mais teria perdido com isso seriam os restaurantes, já que quando se aperta o cinto, as pessoas acabam primeiro mudando alguns hábitos aparentemente supérfluos, ou seja, poderia dizer que o consumidor acaba optando por comer em casa, a fim de economizar e não ter impacto em outros gastos”, avalia Josinaldo.
Ainda abordando o perfil do consumidor, ele diz: “Também percebemos que o comercio santanense abrange um público muito maior que a própria população de Santana, então, nem toda notícia ruim aqui afeta outros munícipes que consomem em nossas lojas”, ponderou.
É contando com esses “bons ventos” que o comerciante e seus outros colegas pretendem terminar a campanha, com o sorteio de toda a premiação, marcado para acontecer no dia 6 de janeiro do próximo ano. Para esta edição, a campanha Natal dos Sonhos traz um carro e uma moto 0 km como premiações principais, além de vale compras e mais de 100 outros prêmios ofertados pelos associados.
Por Lucas Malta / Da Redação