A exclusão das pessoas com deficiência é uma das formas mais mesquinhas da pequenez humana. Olhar o outro como algo anormal fere todos os princípios de ética e moral.
No Brasil os portadores de deficiência sempre foram marginalizados e privados da liberdade de trilharem seu próprio caminho. Essas pessoas, sem respeito, sem atendimento, sem direitos, sempre foram alvo de atitudes preconceituosas e ações impiedosas.
Mas nesta sexta-feira (dia 31) buscando romper com este paradigma o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Irmã Leontia, de Santana do Ipanema, promoveu a V Copa CAPS de Futebol Society. Além de Santana do Ipanema, as cidades de Olho d’Água das Flores, Piranhas, São José da Tapera e Água Branca, que fazem parte da 9ª e 10ª região participaram da competição.
Cada cidade inscreveu 12 atletas, sendo que todos os atletas são usuários dos serviços dos CAPS.
De acordo com Jackelline Barbosa – Diretora das Especialidades, “a Inclusão é ainda muito efêmera no Brasil. Nessa linha, é preciso que ações sejam feitas no intuito de sanar a segregação. Pois, a inclusão, nem de longe resolve todos os problemas de marginalização dessas pessoas, pois o processo de exclusão atrela-se ao pensamento ou ato de inferiorizar alguém com algum tipo de deficiência, seja ela física ou mental, adquirida ou hereditária”. Disse.
Em parceria com a Prefeitura de Santana do Ipanema e a Secretaria Municipal de Saúde o CAPS promoveu muita alegria aos usuários. Mais que uma competição, o evento representou a solidariedade.
Foram servidos lanches a todos os participantes. Também foram expostas algumas peças produzidas durante as terapias ocupacionais.
Participaram do evento:
* Jackelline Barbosa – Diretora das Especialidades;
* Christina Lacerda – Coordenadora do CAPS;
Lucineide Paulo – Representante da Gerência de Núcleo de Saúde Mental – Gensam;
* Arthur Manoel – Farmacêutico
* Flaviana Cordeiro – Pedagoga
* Romulo Silva – Técnico de Enfermagem
* Edimilson (Dindo) – Recreador
* Equipe do Samu
* Carminha – Artesã
* Vereadora Dora
* João – Conselheiro Tutelar
* Luiz Carlos – Secretário de Agricultura
por Juca Souza/Ascom PMSI