Familiares e eleitores promoveram uma carreata pela cidade.
As vaias vistas no dia da prisão dos vereadores durante sessão realizada na Câmara de vereadores de Joaquim Gomes, acusados de receber propinas para fazer parte da base aliada no prefeito Toninho Batista, foram revertidas em aplausos e beijos durante o retorno dos parlamentares ao município após 10 dias na prisão. Em um vídeo divulgado pelo site 40graus.com, os vereadores foram recebidos com festa pela população.
Uma carreata foi promovida e percorreu as principais ruas da cidade. Na saída da Casa de Custódia, em Maceió, os familiares dos vereadores tentaram impedir o trabalho da imprensa para manter a privacidade dos acusados. Eles foram soltos após a Justiça acatar o pedido de relaxamento de prisão feito pela defesa.
Os vereadores deverão ficar afastados dos cargos durante todo o período de investigação sobre o caso. O afastamento foi solicitado pelo Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL). Os promotores de Joaquim Gomes, Carlos Davi Lopes, e do Gecoc, Alfredo Gaspar de Mendonça, Antônio Luiz e Hamílton Carneiro, enviaram a 17ª Vara Criminal da Capital cópias dos vídeos onde os vereadores aparecem recebendo dinheiro do ex-secretário municipal de Saúde.
“Pedimos para que os juízes determinassem a realização de perícia nas gravações para confirmar o envolvimento de cada um dos acusados. No mesmo ofício, também solicitamos que, caso essa perícia não pudesse ter o seu laudo apresentado até o final do prazo da prisão temporária, que os magistrados decidissem pelo afastamento, então, foi isso o que aconteceu”, explicou Alfredo Gaspar de Mendonça.
Por CadaMinuto com 40Graus.com