Participarão da triagem pessoas com idade acima de 60 anos.
Está marcada para esta sexta-feira (10), no Auditório João Lisboa, na Rua Cônego Jasson Souto, conhecida como Rua do Ginásio, mais um mutirão para cirurgias de catarata, que tem como objetivo realizar triagem através de consultas e exames, para diagnóstico e cirurgia em pessoas com idade acima de 60 anos.
O início do mutirão está marcado para as 07 horas da manhã, segundo informações da coordenadora do NUPS, Telma Rodrigues Leite. Esta ação da Prefeitura será realizada por meio da Secretaria Municipal de Saúde e dela participarão profissionais da área de oftalmologia.
Os interessados deverão procurar o local de atendimento ao público, isto é, o Auditório João Lisboa, às 07 horas da manhã. Lá, uma equipe estará atendendo aos interessados com idade acima de 60 anos. No local de atendimento será exigido um documento que identifique o paciente.
Esta ação é conhecida popularmente como “mutirão da catarata” e é fruto de uma parceria entre o Ministério da Saúde e Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar.
Conhecendo a doença
Segundo a OMS, a catarata atinge quase metade (46,2%) da população mundial com mais de 65 anos. Estima-se que no mundo cerca de 160 milhões de pessoas tenham esta doença, considerada a maior causa de cegueira evitável. No Brasil são 2 milhões e surgem cerca de 120 mil novos casos ao ano.
A catarata consiste na opacidade total ou parcial do cristalino, lente natural do globo ocular, que é responsável pela focalização da visão para perto e para longe. É a diminuição progressiva da visão, podendo ser congênita ou adquirida (que é a forma mais frequente da doença).
Os sintomas mais frequentes da catarata são: diminuição da acuidade visual, sensação de visão “nublada ou enevoada”, sensibilidade maior à luz, alteração da visão de cores e mudança frequente da refração.
Tratamento da catarata
O tratamento curativo da catarata é o cirúrgico e consiste em substituir o cristalino opaco por prótese denominada de lente intraocular (LIO).
Toda vez que a qualidade de vida do portador de catarata esteja comprometida, ou seja, que existam limitações nas atividades que realiza habitualmente, a cirurgia está indicada. A evolução da catarata geralmente é bilateral com certa assimetria, daí a importância da realização da cirurgia do segundo olho, para recuperação integral do sistema visual.
A cirurgia de catarata é realizada sob anestesia local (absolutamente indolor) sem a necessidade de internação hospitalar. Para a recuperação visual do portador de catarata, se faz necessária a retirada do cristalino opaco e o implante de uma lente intraocular. A qualidade de visão com a lente intraocular é muito superior àquela com óculos ou lentes de contato. Por isto, o implante da lente intraocular é feito de rotina atualmente.
Por Hélio Fialho / Minuto Sertão