Greve dos bancos acaba em Alagoas; a exceção fica por conta do BNB

07 out 2014 - 09:12


Bancários decidiram esta noite pelo fim da paralisação; agências abrem normalmente nessa terça às 10h.

Foto: José Feitosa / Gazeta de Alagoas

Foto: José Feitosa / Gazeta de Alagoas

A partir das 10h dessa terça-feira (7), as agências bancárias de Alagoas estarão funcionando normalmente. A exceção, contudo, ficará por conta do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), que na assembleia realizada nesta noite decidiu continuar em greve por tempo indeterminado sob o argumento de que a contraproposta oferecida pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) é “insuficiente”.

Pela proposta dos banqueiros ficou acordado reajuste salarial de 8,5%, 9% no piso e 12,2% no vale-refeição. Também houve avanços nas negociações com os funcionários do Banco do Brasil (BB) e da Caixa Econômica Federal (CEF), que possuem reivindicações específicas.

O presidente do Sindicato dos Bancários de Alagoas, Jairo França, revelou que o governo prometeu a contratação de dois mil funcionários para cada uma das duas instituições públicas a partir de 2015, o que era uma reivindicação antiga da categoria.

Durante a assembleia realizada esta noite, na sede do Sindicato, no Centro, houve o entendimento de que foram registrados avanços importantes na proposta apresentada pelas instituições financeiras, sendo a principal delas o aumento real (além da inflação): 2,02% nos salários, 2,49% no piso e mais de 5% no vale-refeição.

Em todo o país, houve assembleias específicas para decidir pelo fim ou não da greve, que acontece há sete dias.

Por Gazetaweb

Comentários