Galo da capital precisa vencer e torcer por tropeços de adversários, enquanto que o alvinegro arapiraquense depende apenas de suas forças.
Após dezessete rodadas de muito equilíbrio, a primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série C chega a seu momento capital. Os últimos dez jogos da fase de grupos acontecem simultaneamente neste sábado (04) e para os dois alagoanos na competição, CRB e ASA, os seus jogos representam o sonho da classificação e continuação na disputa pelo acesso à segunda divisão nacional.
Jogando no Estádio Rei Pelé, o CRB recebe, às 19h, o Cuiabá, que também briga por uma das vagas na próxima fase do campeonato. No mesmo horário, o ASA enfrenta o já classificado Fortaleza na Arena Castelão, situada na capital cearense.
O Galo da capital vive o momento mais adverso dentre os dois clubes alagoanos. Com aproveitamento de 47,1% dos pontos disputados, o CRB ocupou no campeonato desde a lanterna do Grupo A por duas rodadas até a vice-liderança da chave – posição que manteve até a última semana.
Com a irregularidade dos últimos jogos, dos quais o clube somou apenas seis pontos nas cinco derradeiras partidas, o clube alvirrubro não depende apenas do seu resultado para seguir na competição. O CRB ocupa a quinta posição da chave, com 24 pontos, abaixo a um ponto dos terceiro e quarto colocados ASA e Botafogo-PB, e a dois do vice-líder Salgueiro. Para classificar-se, o Galo precisa vencer o Dourado em casa e torcer por algum tropeço dos adversários que se encontram no G-4.
Com a média de 5.337 torcedores por partida, a expectativa da comissão técnica é que o dobro do número seja atingido neste sábado, no que o técnico Ademir Fonseca pediu, após a derrota para o Salgueiro, que os regatianos fizessem do Rei Pelé uma La Bombonera. Como mandante, o CRB realizou oito partidas – duas no Estádio Gerson Amaral, em Coruripe, e seis no Estádio Rei Pelé – e soma aproveitamento 54,2%. Invicto no Trapichão nesta Série C, o CRB realizou quinze partidas no estádio nesta temporada, vencendo nove partidas, empatando quatro e sendo derrotado em apenas dois momentos.
Para o confronto contra o Cuiabá, Ademir Fonseca não poderá contar com o volante Glaydson Almeida, que sentiu lesão na coxa. O substituto do jogador deverá ser o titular por grande parte da temporada Olívio. Dessa forma, o comandante regatiano deve retornar a sua preferencial formação de 4-5-1 com Júlio César; Paulo Sérgio, Daniel Marques, Gabriel e João Vitor; Olívio, Johnnattan, Éder, Clebinho, Diego Rosa; e Magrão.
Por sua vez, o Dourado, como é conhecido o clube mato-grossense, terá a volta do titular da lateral esquerda Ruan, que retorna de suspensão, e Marcelo Toscano pode aparecer entre os onze iniciais. Assim, o Cuiabá, equipe que ocupa a sexta colocação do Grupo A, com 24 pontos, deve entrar em campo com Willian Alves; Éder Sciola, Samuel, Mirto e Ruan; Bosco, Elanardo, Diego Torres e Washington; Marcelo Toscano e Careca.
O árbitro da partida será o paulista Flávio Rodrigues de Souza, com os conterrâneos Alex Alexandrino e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo como auxiliares.
Classificação alvinegra jogada à prova diante do líder
Aos trancos e barrancos de uma campanha refletida em exatos 49% de aproveitamento, o ASA chegou à última rodada como a figura alagoana com maior chance de classificação. Terceiro colocado do Grupo A, para carimbar a sua continuação no campeonato, o alvinegro arapiraquense necessita apenas de suas forças, vencendo o Fortaleza fora de casa.
Mas para quem acha a tarefa é fácil, está totalmente enganado. O tricolor cearense está invicto em seus domínios, vencendo quatro partidas e empatando outras quatro nesta Série C. Na temporada, o período de invencibilidade é ainda maior. A última derrota do Fortaleza aconteceu no dia seis de abril, quando o tricolor foi derrotado pelo Icasa na semifinal do Campeonato Cearense.
Para chegar ao resultado que leva o alvinegro para a próxima fase com mais tranquilidade, o ASA terá que encontrar a vitória fora de casa, algo que não foi tão comum nesta edição da terceira divisão nacional. Em todos os jogos, foram três derrotas, dois empates e apenas duas vitórias. Porém na última partida fora de seus domínios, o clube arapiraquense conseguiu uma importante vitória de virada contra um adversário pela classificação, o Botafogo-PB.
Para o jogo deste sábado, o ASA terá o retorno do volante Lucas, que volta de suspensão. Não podendo perder, o técnico Vica pode estabelecer equipe com linha de três meio-campistas a frente da zaga e apenas um atacante, o artilheiro do campeonato com 10 gols, Wanderson. Dessa forma, o alvinegro pode aparecer em campo com Pedro Henrique; Leandrinho, Micael, Rodrigão e Lucas Pavone; Cal, Jorginho, Lucas, Didira e Alex Henrique; Wanderson.
Pelo lado cearense, o Fortaleza deverá ter a recorrente equipe que vem jogando escalada para enfrentar o ASA. A única baixa certa é o volante Guto, que cumpre suspensão. Assim, o Leão deve ser formado por Ricardo; Tiago Cametá, Genílson, Eduardo Luiz, Fernandinho; Adriano, Corrêa, Edinho, Marcelinho Paraíba; Waldison e Robert.
Como na partida do CRB, o trio escalado para o confronto será paulista. Flávio Rodrigues Guerra será o árbitro e Danilo Ricardo Simon Banis e Fabrício Porfírio de Moura, os assistentes.
Por Gazetaweb