Candidatos ao governo de Alagoas participam de debate na TV Gazeta

30 set 2014 - 18:00


Transmissão ao vivo acontece nesta terça-feira (30) após a novela Império. Internautas também podem acompanhar o debate pelo Portal G1 Alagoas.

Tonico Ferreira, da rede Globo, será o mediador do debate (Foto: Waldson Costa/G1)

Tonico Ferreira, da rede Globo, será o mediador do debate (Foto: Waldson Costa/G1)

Cinco candidatos que disputam o governo de Alagoas participam, na noite desta terça-feira (30), do debate promovido pela TV Gazeta de Alagoas, afiliada da Rede Globo. O debate, que será exibido ao vivo e tem previsão para começar a partir das 22h50, logo após a novela Império, será mediado pelo jornalista Tonico Ferreira. Os internautas também poderão acompanhar a transmissão ao vivo pelo Portal G1 AL.

Estarão presentes os candidatos que mais pontuaram na última pesquisa Ibope encomendada pela TV Gazeta: Renan Filho (PMDB), Benedito de Lira (PP), Mário Agra (PSOL), Júlio Cezar (PSDB) e Joathas Albuquerque (PTC). Para os candidatos empatados, foi usada como critério de desempate a representatividade na bancada federal.

Com as regras do debate pré-definidas com os representantes dos candidatos, no primeiro e terceiro blocos os temas serão livre. Desta forma, cada candidato trocará perguntas sobre os assuntos que quiserem. No segundo e quarto blocos, os temas serão determinados por sorteio.

Em todos os blocos, cada candidato terá o direito de fazer uma pergunta. A ordem das perguntas foi sorteada em uma reunião com a presença de representantes dos candidatos. Assim, no primeiro bloco, cada candidato poderá fazer uma pergunta e terá que responder uma vez. O candidato terá que perguntar sempre a quem ainda não respondeu.

No segundo, terceiro e quarto blocos, cada candidato poderá ser escolhido para responder a, no máximo, duas perguntas. Desta forma, os candidatos terão trinta segundos para elaborar a pergunta. Um minuto e trinta segundos para reposta, com um minuto para réplica e um minuto para tréplica.

No fim do quarto bloco, os candidatos terão a oportunidade de fazer as considerações finais. A ordem para este momento também foi definida por sorteio realizado na presença de cada um deles.

De acordo com o mediador do debate, Tonico Ferreira, esta é a última oportunidade para que os eleitores entrem em contato com as propostas dos candidatos antes de irem às urnas no dia 5 de outubro para definir quem será o futuro governador de Alagoas.

“Para isso, a TV Gazeta e a Rede Globo prepararam um debate isento, com igualdade de oportunidades, para todos os candidatos discutirem suas ideias. Tanto que do posicionamento no estúdio à ordem de perguntas tudo foi definido em sorteio. Com isso, as perguntas serão feitas de candidatos para candidatos sem interferências externas”, expôs o jornalista.

Do G1 AL

Notícias Relacionadas:

Comentários