Posse do tenente-coronel Marcos Sérgio ocorreu no Núcleo Ressocializador da Capital e representa avanço.
Durante sessão ordinária realizada na manhã desta sexta-feira (22) no Núcleo Ressocializador da Capital (NRC), o secretário adjunto de Ressocialização e Inclusão Social, tenente-coronel Marcos Sérgio, foi empossado como membro do Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg). A cerimônia reuniu conselheiros e servidores da Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris).
O novo integrante do Conselho de Segurança representará a Seris e foi indicado pelo secretário de Ressocialização e Inclusão Social, tenente-coronel Carlos Luna. “O tenente-coronel Marcos Sérgio conhece como ninguém a causa penitenciária em Alagoas e alia a esse conhecimento, a capacidade para representar a Seris no Conseg. Essa contribuição é necessária para que os sistemas penitenciário e socioeducativos tenham cada vez mais espaço em todos os órgãos que integram a sociedade alagoana”, disse.
Presidindo a sessão ordinária, o vice-presidente do Conseg, Antônio Carlos Gouveia, ressaltou os trabalhos desenvolvidos no sistema penitenciário e parabenizou os servidores. Ainda segundo o conselheiro, a participação de um membro da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social somará nos trabalhos desenvolvidos pelo conselho.
“Ter um porta-voz com a determinação que ele tem só agregará valor. Para nós do conselho, sua posse é motivo de alegria, pois a gente sabe que as questões penitenciárias serão tratadas com muito mais afinco, com muito mais pertinência pela forma que o coronel se porta e sempre busca fazer o melhor”, afirmou.
Para o novo integrante do conselho, tenente-coronel Marcos Sérgio, a representação da Seris no Conseg é muito importante. “Como representante da Secretaria no conselho, daremos voz aos anseios, necessidades e dificuldades da pasta, abrangendo o sistema penitenciário e as medidas socioeducativas”, disse. Ainda segundo o secretário, sua posse é “um compromisso importante com o Estado, podendo participar e ter voz nas discussões da área de segurança pública e defesa social de Alagoas”.
Após a posse e a sessão ordinária, os conselheiros visitaram as instalações do Centro de Operações Penitenciárias (Copen) e tiraram dúvidas sobre o funcionamento do sistema de monitoramento eletrônico de custodiados. A comitiva seguiu para uma inspeção no Presídio de Segurança Máxima, onde conheceram as instalações e o funcionamento da unidade.
Conseg
O Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg) é um órgão do Poder Executivo, criado em 2007, que controla a atuação administrativa e financeira das instituições de segurança pública de Alagoas. O órgão é composto por representantes do Poder Judiciário, Ordem dos Advogados, Polícia Civil, Polícia Militar, Defensoria Pública, representante do Poder Legislativo, Secretaria de Defesa Social e Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social. Atualmente, 15 membros compõem o conselho, que se reúnem três vezes ao mês para realizar estudos, formulação e deliberação da política de segurança pública no Estado, entre outras ações.
Por Agência Alagoas