Integrantes da Companhia do Sertão atuam no combate à criminalidade em locais de difícil acesso.
O comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas, coronel Marcus Pinheiro, recebeu na manhã desta quinta-feira (21) os 40 policiais militares integrantes do efetivo da Companhia de Operações Policiais Especiais do Sertão (Copes), destacada no município de Piranhas. Os PMs estiveram em Maceió para a entrega dos certificados do I Curso de Operações Policiais em Área de Caatinga (I Copac), realizado no mês de junho no sertão alagoano.
Durante a entrega, o comandante-geral, coronel Pinheiro, destacou a importância da Companhia no fortalecimento da segurança pública na região. Ele destacou o sucesso das operações desencadeadas e já anunciou investimentos a serem implantados nos próximos meses. O subcomandante, coronel Luiz Carlos, também realizou a entrega dos certificados e ressaltou a qualidade tática do efetivo selecionado para integrar a Companhia.
O comandante de Policiamento de Área I (CPAI-I), responsável pelo policiamento no Sertão, tenente-coronel Eduardo Lucena, destacou que o trabalho da Copes é desenvolvido num dos biomas mais inóspitos do Brasil, a caatinga, e o curso realizado no mês de junho capacitou o efetivo, através de aulas práticas que exigiam condicionamento físico, possibilitando que o efetivo estivesse apto a enfrentar situações adversas usando técnica policial e controle emocional. Sobrevivência, orientações táticas e treinamento em transporte aquático também foram abordados no curso.
Atualmente, a Copes é comandada pelo capitão Winston e o efetivo, em quase toda sua totalidade, é formada por policiais militares voluntários, ou seja, com perfil e interesse em pertencer ao efetivo especializado. Em alguns meses de trabalho, operações importantes já foram realizadas, geralmente com foco no tráfico de drogas e no combate a assaltos a bancos. As operações contam sempre com o trabalho integrado da Companhia com o efetivo dos Pelotões de Operações Especiais (Pelopes) do 7º e 9º BPMs (Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia).
A Copes
Após o convênio firmado no dia 24 de março deste ano entre a Polícia Militar de Alagoas e a Prefeitura de Piranhas, por intermédio do comandante-geral da PM, coronel Marcus Aurélio Pinheiro e o prefeito do município, Dante Alighieri, passou a funcionar no município a Companhia de Operações Policiais Especiais do Sertão (Copes), com o objetivo de auxiliar no policiamento ostensivo das unidades policiais que atuam na região sertaneja do Estado de Alagoas.
A iniciativa pioneira no estado consiste em se ter uma tropa especializada no combate à criminalidade em locais de difícil acesso.
A Companhia concentra seus esforços no combate direto ao crime organizado, em especial ao narcotráfico e aos roubos às instituições financeiras.
Diariamente quatro guarnições atuam nos municípios do sertão alagoano, contando com a parceria das companhias especializadas de caatinga dos estados vizinhos de Pernambuco, Bahia e Sergipe.
Por Assessoria PM/AL