Instituto Jogue Limpo irá executar a destinação adequada dos resíduos gerados por empresas de lubrificantes.
A Associação dos Municípios Alagoanos será parceira do Instituto Jogue Limpo como interlocutora junto aos municípios, para implantação de um programa de logística reversa de embalagens plásticas de lubrificantes pós-consumo, com abrangência em vários estados brasileiros.
O coordenador do projeto, Maurício Sellos apresentou aos técnicos da Região Metropolitana- Rio Largo, Messias, Barra de Santo Antônio, Coqueiro Seco, Satuba, Santa Luzia do Norte,Paripueira, Marechal Deodoro e Pilar – o funcionamento e logística do trabalho que tem como objetivo gerar uma consciência ecológica na população, com auxílio das prefeituras.
A implantação do sistema de logística reversa é mais um elemento rumo ao desenvolvimento sustentável do planeta, pois possibilita a reutilização e redução no consumo de matérias-primas, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305 de 2/08/2010), além de criar um sistema de responsabilidade compartilhada para o destino dos resíduos sólidos, onde governos, empresas e consumidores passam a ser responsáveis pela coleta seletiva, separação, descarte e destino dos resíduos sólidos .
O governo do Estado já assinou um acordo com o Instituto. Com o termo, as embalagens de lubrificantes serão transportadas em veículos especiais para centrais de recebimento, onde o material é prensado, armazenado e remetido a uma recicladora. Depois de triturado e submetido a um processo de descontaminação, ele é transformado em matéria-prima, retornando à cadeia de produção.
Sellos diz que os municípios precisam avaliar a possibilidade de estabelecer ecopontos para que as cidades não atendidas no primeiro momento possam fazer, também, a destinação correta dos recipientes . Ele acredita que a AMA é fundamental para o sucesso do projeto. Secretários e técnicos conheceram todas as etapas e serão orientados pela Associação para viabilizar a implantação dos eco pontos.