Inaugurada no ano de 2010, a Base Descentralizada do Serviço Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Santana do Ipanema se tornou a primeira sede no Sertão a possuir uma Unidade de Serviço Avançado (USA). A nova aquisição deverá trazer mais uma ambulância e profissionais para o atendimento especializado e casos mais delicados.
A notícia foi divulgada nesta quarta-feira (16) pela coordenadora do SAMU em Santana, Chirliane Carla. Segundo a profissional, a Base do Sertão contava com uma Unidade de Serviço Básico (USB), onde possuía um técnico de enfermagem e um condutor socorrista. A nova unidade deverá contar com uma UTI Móvel, com serviços ainda mais avançados.
Além de material de consumo, a USA também possui aspirador cirúrgico portátil, respirador a volume, monitor multiparâmetros, oxímetro digital e todos os medicamentos de cuidados intensivos e material para imobilização, como colares cervicais e macas rígidas.
A nova ambulância também traz consigo uma equipe formada de um médico, um enfermeiro e um condutor à disposição em ocorrências de maior gravidade. A coordenadora postou algumas fotos da cerimônia de entrega da unidade e agradeceu aos colaboradores, através de sua página no Facebook.
Com esta nova aquisição, Santana se junta aos municípios de Maceió e Arapiraca, ao serem as únicas cidades a terem estas unidades. No ano passado Alagoas se tornou o primeiro estado no país a ter 100% de cobertura do serviço de urgência médica.
Por Redação