Disputa para a Câmara e Assembleia Legislativa é acirrada

09 jul 2014 - 09:30


Foto: Ilustração

Foto: Ilustração

As eleições deste ano serão mais acirradas para os candidatos que disputam uma vaga na Câmara Federal do que aqueles que buscam um lugar na Assembleia Legislativa Estadual (ALE). Pelo número de candidaturas registradas no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), a disputa para deputado federal será de 11,1 candidatos por vaga e para o parlamento estadual será de 10,3 candidatos por vaga.

O cenário que se desenha aponta ainda para uma eleição mais apertada para os candidatos que querem um lugar em Brasília do que no ano de 2010. São cem candidatos para nove vagas, quando nas últimas eleições Alagoas teve 83 nomes concorrendo à Câmara Federal, o que totalizou 9,2 candidatos por vaga.

Na Assembleia Legislativa, são 279 nomes registrados para disputar as 27 vagas, o que resulta numa concorrência de 10,3 candidatos por vaga. Nas eleições de 2010, a briga foi mais apertada. Eram 11,3 candidatos para cada posto no parlamento.

As eleições de outubro poderiam ser ainda mais apertadas para os candidatos a deputado estadual e federal se a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que reduzia o tamanho das bancadas não tivesse sido julgada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal.

Pela resolução, oito estados perderiam parlamentares e cinco ganhariam. Alagoas teria três vagas cortadas na Assembleia Legislativa e menos uma na Câmara Federal. Nesse caso, a concorrência na ALE seria de 11 candidatos por vaga e na Câmara Federal de 12 por vaga.

Esse quadro da disputa pode ser alterado até agosto, prazo limite para que a Justiça Eleitoral avalie e julgue os registros de candidatura. Algumas delas podem terminar em indeferimento, o que pode gerar uma certa folga aos concorrentes.

Por Gazeta Web

Notícias Relacionadas:

Comentários