Ação aconteceu após uma determinação da Vara de Infância e Juventude de Santana do Ipanema.
Foi realizado no ultimo sábado (5) na cidade de Santana do Ipanema uma ação conjunta entre órgãos municipais para o cumprimento de uma determinação judicial, onde recomendava o combate ao trabalho infantil na feira livre no município. Durante as atividades inúmeras carroças de mão, usadas por menores, foram apreendidas junto com crianças e adolescentes, que também acabaram sendo recolhidas até a chegada de seus responsáveis.
As atividades foram lideradas pela Secretaria de Assistência Social, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), uma equipe do Conselho tutelar, além de policiais militares à paisana, que deram apoio para as apreensões.
De acordo com a presidente do Conselho Tutelar Municipal, Gerusa, após recolhimento das carroças, todas as crianças teriam sido levadas para a sede do CRAS para lancharem e se divertirem.
Tanto elas, quanto os equipamentos só foram liberados após a chegada dos responsáveis, que acabaram tendo que assinar um termo de responsabilidade emitido pelo CREAS/CRAS, certificando a responsabilidade destes para não deixarem seus filhos saírem às ruas para trabalhar.
Polêmica
Apesar de legal, a ação gerou um grande conflito, que acabou em reclamações por parte dos sertanejos. Na manhã desta segunda-feira (7) inúmeras reclamações, inclusive por parte de mães de menores, tomaram conta do Programa Liberdade de Expressão, da rádio Milênio.
A polêmica também tomou as redes sociais. “Sei que o trabalho infantil e proibido mais o conselho não deveria agir dessa forma que e agressiva, pois os mesmos (crianças) não conseguem compreender o que esta acontecendo e dessa forma alguns com os olhos rasos de lagrimas falavam que trabalhar era errado mais roubar todo mundo podia”, comentou o internauta Luciano Silva.
Da Redação