O Serviço Social do Comércio (Sesc) firmou uma parceria com o Goethe-Institut, Instituto Cultural da República Federal da Alemanha, e iniciou nesta semana a Mostra Encontro com Cinema Alemão, com exibição de filmes do final do século 20 e início do 21 na Alemanha.
Iniciada desde o dia 09 de junho a Mostra está acontecendo no Sesc Centro, às 12h30 e tem previsão de acontecer até o dia 28 de julho. As exibições contemplam 10 filmes que configuram o recorte de um cinema articulado com as questões contemporâneas da sociedade ocidental.
Obras como “4 dias em maio”, tratam do grande impacto na história da Alemanha, durante a segunda Guerra Mundial. Outros como “Sonnenalle”, “Berlin is in Germany”, “A vida é um canteiro de Obras”, “Nenhum lugar para ir” e “Adeus Lenin!” também levam boas temáticas, retratando a vida na Alemanha Oriental com a unificação do país.
Confira abaixo a programação completa, com datas, horas e até um resumo de cada filme:
09/06 – Mostra Encontro com o Cinema Alemão
Filme: A Vida É Um Canteiro De Obras
Diretor: Wolfgang Becker
Classificação: 16 anos
Duração: 118 minutos
Sinopse: Jan é um jovem cheio de problemas, seu pai morreu, ele perdeu o emprego e está sendo perseguido pela polícia. Mas encontra Vera e enxerga nela a esperança de voltar a ser feliz.
11/06 – Mostra Encontro com o Cinema Alemão
Filme: Sonnenallee
Diretor: Leander Haußmann
Classificação: 14 anos
Duração: 94 minutos
Sinopse: Enfoca os jovens, as canções e as danças proibidas bem como o “grande amor” que transforma tudo numa uma retrospectiva da Alemanha Oriental.
16/06 – Mostra Encontro com o Cinema Alemão
Filme: Nenhum Lugar Para Ir
Diretor: Oskar Roehler
Classificação: 14 anos
Duração: 100 minutos
Sinopse: As últimas semanas de vida da escritora Gisela Elsner, morta em 1992, narradas pelo filho – o cineasta Oskar Roehler.
18/06 – Mostra Encontro com o Cinema Alemão
Filme: Berlin Is In Germany
Diretor: Hannes Stöhr
Classificação: 14 anos
Duração: 90 minutos
Sinopse: Martin é posto em liberdade na nova Berlim unificada, Involuntariamente, entra em conflito com a polícia, mas com a ajuda de sua mulher, consegue ser libertado e tem uma segunda chance.
23/06 – Mostra Encontro com o Cinema Alemão
Filme: Adeus Lenin!
Diretor: Wolfgang Becker
Classificação: 12 anos
Duração: 120 minutos
Sinopse: No verão de 1990, a mãe de Alex Kerner recobra a consciência, porém o médico adverte que qualquer excitação pode ser-lhe fatal, Alex busca maneiras de esconder da mãe a extinção do Partido Socialista Único.
25/06 – Mostra Encontro com o Cinema Alemão
Filme: Yella
Diretor: Christian Petzold
Classificação: 14 anos
Duração: 88 minutos
Sinopse: Uma experiência de quase-morte de uma de uma mulher faz com que ela reviva os momentos finais da vida de uma outra pessoa.
07/07 – Mostra Encontro com o Cinema Alemão
Filme: Todos Os Outros
Diretor: Maren Ade
Classificação: 14 anos
Duração: 119 minutos
Sinopse: O filme conta a história de Gitti e Chris, um casal com muitas diferenças e idades no início da casa dos trinta, que tenta desfrutar suas férias isolando-se a dois.
14/07 – Mostra Encontro com o Cinema Alemão
Filme: 4 Dias Em Maio
Diretor: Achim von Borries
Classificação: 14 anos
Duração: 95 minutos
Sinopse: Alemanha, maio de 1945, quatro dias antes do término da Segunda Guerra Mundial, um pequeno grupo de soldados russos ocupa um orfanato na costa do mar Báltico e tenta se arranjar com os habitantes.
21/07 – Mostra Encontro com o Cinema Alemão
Filme: Bem-Vindo à Alemanha
Diretor: Yasemin Samdereli
Classificação: 12 anos
Duração: 95 minutos
Sinopse: Em 1964, Hüseyin Yilmaz sai da Turquia e vai para a Alemanha. Mais tarde, traz a esposa e os filhos. Agora, sua neta revela com afeto e humor a história da família durante a viagem de férias do clã a seu lugar de origem.
28/07 – Mostra Encontro com o Cinema Alemão
Filme: O que permanece
Diretor: Hans-Christian Schmid
Classificação: 12 anos
Duração: 88 minutos
Sinopse: Um universo familiar aparentemente intacto, um fim de semana prolongado no verão, até o momento em que Gitte, que já sofre de depressão há vários anos, comenta estar curada e que deixou de tomar os medicamentos, depois disso, nada mais será como antes.
Da Assessoria