Aproveitando uma coletiva para a imprensa na manhã desta sexta-feira (30), que anunciou a programação da 52ª Festa da Juventude, o prefeito de Santana do Ipanema, Mário Silva (PV) acabou respondendo outras perguntas sobre assuntos do município, uma delas relacionada ao reajuste dos professores.
Ao ser questionado por um dos repórteres o chefe do Executivo disse que, após análise com sua equipe, o município só poderá dar um reajuste de 4% para a classe. “Reajuste de 4%! isso é o que podemos dar”, definiu Mário Silva.
O prefeito, que também é professor, justificou que não poderia conceder o reajuste solicitado pela categoria, pois se o fizesse a Prefeitura não poderia cumprir com todos os compromissos.
Por telefone, nossa reportagem esteve em contato com o gestor, que foi indagado se não temeria uma reação do Sindicato, a partir deste anúncio, já que, segundo o Sinteal, os professores esperavam no mínimo um reajuste de 8,32, que é o definido por Lei.
O prefeito Mário Silva respondeu alegando falta de recurso: “sabemos que a Lei deve ser cumprida, mas como podemos fazê-la se não há recursos suficientes?”, e continua: “desde agosto do ano passado o percentual que nos é repassado pela União é insuficiente para pagar todos os professores, para resolver isto estamos completando com outros recursos”, alegou o gestor.
O prefeito confirmou que enviou oficialmente a proposta à categoria e que agora só aguarda uma posição oficial.