Santana do Ipanema terá Seminário contra Violência e exploração Sexual nesta terça-feira (27)

26 Maio 2014 - 18:38


O município de Santana do Ipanema, no Sertão de Alagoas, será sede do I Seminário contra Violência e Exploração Sexual Infanto-juvenil nesta terça-feira (27). O evento  acontecerá no auditório da Prefeitura Municipal numa parceria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Secretaria de Municipal de Educação.

Com o objetivo de reintegração social das crianças e adolescentes atingidas pelo delito sexual, o projeto visa a conscientização da população do município, através de palestras ministradas pelos integrantes da equipe, bem como professores colaboradores e convidados, em parceria com a campanha “Com criança não se brinca!”, realizada em Maceió, e coordenada pela promotora Dalva Tenório, do Ministério Público Estadual de Alagoas.

A iniciativa ainda pretende constituir mecanismos de exigibilidade dos direitos (defesa jurídica) às vítimas da violência sexual infanto-juvenil, garantindo dessa forma, o atendimento adequado para crianças, adolescentes e familiares em situação de violência sexual, além da promoção à participação proativa dos segmentos jovens na construção e implementação dos planos operativos locais voltados ao enfrentamento da violência sexual.

Os crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes alimentam-se do medo das vítimas de denunciar as agressões, nutrem-se da omissão ou da falência pública para lidar com a questão e ganham força na silenciosa cumplicidade social. Portanto, os temas carecem da mobilização de todos os setores da sociedade para serem enfrentados, tendo em vista que a inibição do crime não se restringe à elaboração de mais leis de proteção ou à sua aplicação.

Confira a agenda:

9hs às 11:30hs – MANHÃ

Apresentação do projeto, Mostra de documentários, Mesa Redonda: Violência Sexual Infanto Juvenil: Uma análise conceitual

13hs às 15:30hs – TARDE

Apresentação do projeto 2° Mostra de documentários Palestra: Violência e exploração sexual infanto juvenil: Consequências psicológicas e sociais/ A importância do disque 100.

• Palestrantes: Manuella Lima Damasceno (estudante de Geografia – UFAL); João Pedro Valetim Bastos (estudante de Direito – UFAL); Edilma Araújo (Estudante de Serviço Social – UFAL)

Participação: Promotora Dalva Tenório do Ministério Público de Alagoas, fundadora da campanha “Com criança não se brinca!” / Maceió (Obs: a confirmar) ; Secretária de Educação em Santana do Ipanema Maria Aparecida; Coordenador do IFAL em Santana do Ipanema Gilberto.

Notícias Relacionadas:

Comentários