Ações visam conscientizar sociedade no combate à violência, ao uso das drogas e aos abusos sexuais
A Secretaria de Estado da Defesa Social (SEDS), em parceria com o Clube de Desbravadores da Igreja Adventista do 7º Dia, promove as ações do Disque-Denúncia 181 durante o passeio ciclístico “Em Defesa da Vida e da Família”, que acontece neste domingo (18) na orla de Maceió. A ação não só incentiva a prática de atividades físicas, mas também conscientiza a sociedade no combate à violência, ao uso das drogas e aos abusos sexuais.
O passeio contará com carro de som para divulgar o serviço 181 da Defesa Social através de bicicletas com frases “Diga não as Drogas”, “Não a Violência” e “Disque-Denúncia 181”. Os participantes sairão do terminal de ônibus do Clima Bom com destino à Praça Multieventos, onde serão distribuídos panfletos explicando e orientando a população sobre como fazer as denúncias anônimas. Haverá apresentação da banda de fanfarra do Clube de Desbravadores da Jatiúca.
“Com o Disque-Denúncia, o cidadão passa a ter uma arma para ajudar a polícia na elucidação dos crimes. Já utilizamos o 181 e o Conselho Tutelar para denunciar maus tratos contra alguns crimes contra crianças e adolescentes e tivemos vários problemas resolvidos. Cientes da seriedade e da eficiência do programa firmamos essa parceria com a Defesa Social”, destaca o coordenador regional de Desbravadores da Missão Alagoas, Pedro Lima.
Desde 2011, cerca de 30 mil denúncias já foram recebidas pelo Disque-Denúncia. O programa funciona 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana e feriados. As denúncias são sigilosas e podem ser feitas através da ligação para o número 181, via e-mail:denuncia181@seds.al.gov.br, e nos links disponíveis no site da Secretaria de Defesa Social, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Perícia Oficial de Alagoas.
Clube de Desbravadores
Trata-se de uma organização mundial da Igreja Adventista do 7ª Dia, presente em mais de 165 países com mais de 90 mil clubes e mais de dois milhões de desbravadores, que trabalham no processo educativo de crianças entre 10 a 15 anos. O clube é aberto para toda a sociedade, sem restrição de religião ou classe social.
No mês de agosto, os Desbravadores estarão realizando a 12ª edição do “Quebrando o Silêncio.” Este projeto visa incentivar as mulheres a quebrar o silêncio e denunciar os crimes de violência. Neste ano, o projeto acontecerá em todo Estado, com passeatas, panfletagens e palestra, possivelmente, com a participação da equipe da SEDS.
Por Anne Oliveira /Assessoria Seds