A Secretaria Municipal de Saúde de Santana do Ipanema promoveu nesta terça-feira (14), uma reunião com diretores das escolas municipais e estaduais do município, que estão participando do Programa Saúde nas Escolas (PSE), para tratar da campanha de combate à Hanseníase, com alunos e familiares.
A enfermeira Fabilenia Mendes falou dos sintomas e o tratamento do bacilo responsável pela hanseníase. Segundo a coordenadora do Programa Saúde nas Escolas, Adriana Damasceno, a SMS de Santana do Ipanema, irá realiza encontros nas escolas para divulga as formas de tratamento da doença.
Entre os Sintomas da Hanseníase, estão: sensação de formigamento, fisgadas ou dormências nas extremidades, manchas brancas ou a vermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer local do corpo; diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).
Tratamento de Hanseníase
A Hanseníase tem cura. O tratamento é feito nas unidades de saúde e é gratuito. A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico.
O tratamento da hanseníase é via oral, constituído pela associação de dois ou três medicamentos e é denominado poliquimioterapia.
Por Roosevelt Valões /Ascom-PMSI