Encontro preparatório vai formar grupos de estudos nas escolas da rede da 6ª Coordenadoria Regional de Ensino.
Propor um grupo de estudos com profissionais da educação das escolas da rede pública, que compõem a 6ª Coordenadoria Regional de Ensino (CRE), no Sertão, foi o objetivo da reunião, em Santana do Ipanema, sobre a política educacional para os direitos humanos e diversidade sexual. O evento reuniu coordenadores pedagógicos, professores e secretários escolares.
Coordenado pela Diretoria de Diversidades e Modalidades da Secretaria da Educação e do Esporte (SEE), o evento abordou o tema “Contratação e consolidação da cultura de direitos humanos na escola: Diversidade sexual e relações de gênero”, com profissionais da educação dos municípios de Santana do Ipanema, Senador Rui Palmeira, Poço das Trincheiras e Maravilha.
Como explica a gerente de Diversidade da SEE, Maria das Graças Pereira, o objetivo do curso para os grupos de estudos nas escolas da rede é oferecer aos participantes condições de conhecer e aprofundar, dentro de uma base teórica e legal, os temas “Direitos Humanos”, “Diversidade Sexual” e “Relações de Gênero”.
Segundo ela, o seminário é uma política de governo, executada pela SEE, e vai apresentar as discussões atuais sobre a temática, discutindo a construção de gênero masculino e feminino na sociedade contemporânea, propiciando uma educação para a compreensão da sexualidade e suas várias expressões e o respeito à orientação afetivo-sexual.
“Esse projeto se justifica pela carência de educadores na rede pública que trabalham com a temática da diversidade sexual e de gênero em sala de aula, nas Coordenadorias Regionais de Ensino de Alagoas”, afirma Maria das Graças.
Ela informa ainda que as pesquisas revelam que a escola é um dos principais ambientes onde ocorrem discriminações e agressões por motivo de orientação sexual e de gênero. Por isso, explica a coordenadora, que o seminário vai formar grupo de estudos para fomentar práticas pedagógicas que possibilitem mudanças significativas na escola. “Com o aporte teórico da formação, professores e coordenadores pedagógicos terão mais subsídios para tratar o tema no ambiente escolar”, assegura a gerente.
Cronograma – Além de Santana do Ipanema, a SEE já promoveu reuniões semelhantes com educadores e gestores da capital e da região de Palmeira dos Índios. Hoje, o encontro acontece em Delmiro Gouveia e, até o final do mês, serão promovidas discussões e exposições em União dos Palmares (13/5), Arapiraca (15/5), São Miguel dos Campos (20/5), Pão de Açúcar (22/5) e Penedo (27/5).
O seminário do curso de capacitação, que será dirigido aos profissionais da educação da rede pública dos 102 municípios alagoanos, ocorrerá em três etapas, a partir do mês de agosto.
Por Ronaldo Lima / Agência Alagoas