Estudantes no Sertão fazem aula de campo às margens do Rio Ipanema

29 abr 2014 - 06:15


Percurso foi acompanhado e orientado por um dos membros da Agripa, Ariselmo de Melo.

Foto: Assessoria Cenec

Foto: Assessoria Cenec

Uma turma de quase vinte alunos do Colégio Cenecista Santana, escola particular em Santana do Ipanema, realizou uma aula diferente na manhã desta segunda-feira (28). Acompanhados do corpo docente e de um ambientalista regional, os alunos do 5º ano fizeram uma excursão pelas margens do rio Ipanema, na zona rural do município. O passeio foi um momento inédito para maioria dos estudantes, que gostaram e já “exigiram” uma nova visita.

Ao lado da diretora Rosele Brandão, dos professores Vinícius e Maria Edilma e por um dos membros da Associação Guardiões do Rio Ipanema (Agripa), o funcionário público, Ariselmo de Melo, os alunos foram até uma localidade conhecida como Aldeia. A atividade fez parte de um trabalho para 3ª Amostra de Ciências, que será realizada na escola. A visita se deu após a escolha do tema: Proteger o rio Ipanema.

Munidos de seus cadernos, canetas, maquinas fotográficas e alguns lanches (para suportar todo o percurso), os estudantes registraram cada momento do passeio. De acordo com Ariselmo, os alunos ficaram muito felizes e impressionados com a beleza e a preservação que ainda existe naquele local.

“Eles ficaram atentos e educados quando falei da importância da preservação do rio, muitos nunca tinham nem entrado de rio a dentro e acharam tudo maravilhoso”, contou o integrante da Agripa. Ainda de acordo com o guardião, o percurso feito pelos alunos já é mais do que conhecido por ele, que faz acampamentos rotineiramente na nessa localidade.

“Por ironia do destino, eles fizeram o piquenique no mesmo local de lazer dos acampamentos que faço. Neste momento eles também foram felizes, pois o nível da água em tempo de cheias, deixa o lugar ainda mais belo”, descreveu Ariselmo.

Para a surpresa e satisfação do ambientalista, ao final do passeio o mesmo foi abordado pelos estudantes que lhe pediram para realizar mais outro passeio e passar um dia de lazer. “Vi que os alunos entraram no espírito da coisa, que nunca é tarde para valorizar o que é nosso, ou seja, nossa história”, concluiu o guardião.

Todo o conteúdo e experiências vivida pelos alunos deverão ser expostos ainda esta semana durante a 3ª Amostra de Ciências. O evento está marcado para esta quarta-feira às 19h no próprio colégio. A entrada é franca.

Da Redação

Notícias Relacionadas:

Comentários