Eventos serão celebrados no Papódromo de Maceió, localizado no Vergel. Papa será canonizado neste domingo (27), no Vaticano.
Cerca de 10 mil pessoas são esperadas para uma cerimônia no Papódromo de Maceió, no bairro do Vergel do Lago, em homenagem ao Papa João Paulo II, que será canonizado neste domingo (27) no Vaticano. Parte da área, construída há 23 anos para receber o papa em sua visita a capital alagoana, foi recapeada para a montagem de toldos, camarotes e um palco.
Na Casa Santa Clara, o dia foi de confeccionar bandeirinhas com as cores do vaticano. A freira que coordena a casa, Josefa Umbelinda dos Santos, quer colorir o Papódromo durante os festejos de canonização do Papa, uma data que ela aguarda há bastante tempo. “Eu tive muita vontade, estava até guardando umas moedinhas, e não deu. Mas estou feliz, quem sabe em Roma, com toda aquela multidão, eu nem conseguisse ver nada”, conta a irmã.
A freira foi uma das pessoas responsáveis pela recepção do então Papa na visita que fez a Maceió em 1991. Na época, foram investidos pelo Governo Federal R$ 30 milhões para a construção de uma igreja a céu aberto que receberia o santo padre. O papódromo recebeu milhares de fiéis, vindos de toda parte do país, que se emocionaram com a presença do Papa.
A pedagoga Maria de Fátima Alves tem mais de um motivo para comparecer. Durante a visita do Papa a Alagoas, o filho dela, na época com 11 anos, foi uma das crianças beijadas por João Paulo II. Ele faz parte de uma turma mirim que recepcionou a santidade vestidos de guardas suícos. Em casa, ficaram as lembranças de fotografias e jornais da época.
“O Gustavo hoje está com 34 anos. Na época, eles estavam se preparando para a primeira comunhão e foi uma disputa na catedral para que ele participasse desse momento, então eu considero que fui abençoada por Deus”, afirma Maria de Fátima.
As atividades começam a partir das 6h da manhã com a celebração de uma missa na Igreja Virgem dos Pobres. No Papódromo, as atividades começam a partir das 8h da manhã com o terço da misericórdia, uma pregação com um diácono da Canção Nova, e a adoração ao Santíssimo Sacramento. Às 14h, as atividades recomeçam com vários testemunhos, e a missa celebrada pelo arcebispo de Maceió em honra da canonização do Papa João Paulo II. A programação termina com show da cantora Celina Borges.
Do G1 AL