Trabalhos estão sendo realizados por arquivista de renome em Alagoas.
O prefeito Jorge Dantas vai inaugurar nos próximos dias o Arquivo Central da Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar, onde serão organizados, conservados e restaurados os documentos pertencentes aos órgãos do Poder Executivo Municipal.
Mas para a realização deste difícil projeto e pouco valorizado pela maioria das prefeituras do Nordeste, foi contratada a consultoria do renomado arquivista Geraldo da Silva Filho, ex-professor da UFAL, ex-diretor do Arquivo Público do Estado e coordenador de Arquivo do Poder Judiciário do Estado de Alagoas.
A brilhante iniciativa do chefe do Executivo municipal deve-se ao fato da grande desorganização e descuido com os documentos públicos, que durante todo esse tempo, em Pão de Açúcar, vêm sendo guardados de maneira inadequada, prejudicando o estado de conservação e durabilidade, inclusive com casos concretos de extravios e destruições provocadas por intempéries e traças.
Segundo o próprio arquivista e consultor, o trabalho tem como objetivo a construção de uma política de gestão documental e consiste em duas etapas. A primeira etapa foi proporcionar treinamento para uma parcela de funcionários envolvidos com o arquivo da instituição. Já a segunda fase (a atual) baseia-se no levantamento inicial da situação dos documentos em função da elaboração de um plano de classificação e a construção de uma tabela, objetivando preservar os documentos de valor permanente que irão subsidiar a própria história do município e o acesso do cidadão na busca de seus direitos.
A culminância do trabalho em Pão de Açúcar será a organização do Arquivo Central da Prefeitura Municipal, cujos trabalhos estruturantes já foram iniciados. O novo setor será instalado no antigo prédio onde funcionaram o “Bar Dez Portas” e a “Casa de Artesanato Fernando Rodrigues”, na Avenida Bráulio Cavalcante. E os serviços de pintura e outros que proporcionem condições para o pleno funcionamento deste setor estão sendo concluídos esta semana.
Na opinião do ex-professor de arquivologia da UFAL, José Geraldo da Silva Filho, no Brasil existem duas situações extremas no tocante a documentos, principalmente no poder público. “Ou se guarda demasiadamente o que não se tem valor, ou se elimina prematuramente um documento”, disse o arquivista.
Segundo, ainda, o arquivista, hoje existe uma vasta legislação que disciplina todos os procedimentos para a organização de arquivos. “A nossa orientação chave vem do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), pois deste Conselho emanam todas as diretrizes. Quando tiverem organizadas todas estas tabelas, se vai poder separar o joio do trigo dentro do contexto legal”, finalizou o consultor.
Para quem não sabe, o arquivista José Geraldo da Silva, neste trabalho que vem realizando em Pão de Açúcar, conta com a preciosa colaboração do pesquisador, escritor e especialista em Gestão Pública, Etevaldo Amorim.
Segundo o prefeito Jorge Dantas, o Arquivo Central da Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar será inaugurado nos próximos dias, pois urge a necessidade de se organizar e conservar documentos importantes para o município.
Da Ascom PPA