Após decisão judicial, Câmara de Santana do Ipanema deverá afastar vereador presidente da Casa

19 fev 2014 - 06:53


Vereador Zé Vaz deve ser afastado da Câmara (Foto: Alagoas na Net)

Vereador Zé Vaz deve ser afastado da Câmara (Foto: Alagoas na Net)

Vinte dias depois da cassação do mandato do vereador por Santana do Ipanema, José Vaz (PSDC), os integrantes da mesa diretora da Casa Tacio Chagas Duarte poderão afastar o atual presidente da Mesa do Poder Legislativo. O fato ganhou um novo momento porque na última quarta-feira (12) a Casa recebeu um ofício da Justiça pedindo o afastamento do político.

De acordo com o teor do Ofício nº 017/2014 da 19ª Zona Eleitoral-AL, o magistrado Diego Araújo Dantas pediu o cumprimento imediato da sentença, afastando o vereador de suas atividades no Legislativo.

Em contato com Zé Vaz, que contou ter recebido o documento, mas devido a uma viagem, não tinha visto o conteúdo, o mesmo alegou que até o momento, sua defesa já teria se mobilizado a fim de reverter a decisão da sentença de 1º grau, mas diante deste novo fato, a mesma estaria analisando o pedido de uma medida cautelar, para que ele pudesse atuar ainda durante o recurso.

O vereador pelo Partido Social Democrata Cristão teve o mandato cassado devido a uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral, proposta pelo Ministério Público Estadual. A sentença que julgou o caso procedente foi proferida no dia 29 de janeiro deste ano.

Eleição de 2012

O vereador que atua como presidente da Câmara de Vereadores de Santana do Ipanema foi condenado pelo crime de Captação Ilícita de Sufrágio, que corresponde ao ato de doar, oferecer, prometer ou entregar ao eleitor bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive emprego ou função pública, com o fim de obter-lhe o voto.

Na época eleitoral, o então candidato foi flagrado às vésperas da eleição em posse de inúmeras contas de energia, material de construção e uma agenda pessoal com uma lista de nomes e valores, a receberem tais benefícios.

Da redação

Comentários