Hemoal e Hemoar iniciam campanha de doação de sangue para o Carnaval

18 fev 2014 - 11:06


Ação acontece até esta sexta-feira (21); doadores irão receber camisa para participar do Bloco Hemovida.

Foto: Carla Cleto / Agência Alagoas

Foto: Carla Cleto / Agência Alagoas

Os Hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar) iniciaram nesta segunda-feira (17) mais uma Campanha de Doação de Sangue. Com o slogan “Doe Sangue e Compartilhe Alegria”, a ação irá ocorrer até a sexta-feira (21) e tem o objetivo de assegurar sangue durante o Carnaval, quando tradicionalmente o número de transfusões duplica, em razão dos acidentes de trânsito e da violência causada por armas branca e de fogo.

Durante a campanha serão distribuídas camisas, que servirão como o passaporte para o Bloco Hemovida. O bloco, criado há dez anos, irá desfilar ao som da Orquestra Pega Fogo, de Santa Luzia do Norte, durante as prévias carnavalescas de Maceió, que acontecem na sexta-feira (21), às 19h, no bairro histórico de Jaraguá.

Neste primeiro dia da campanha, entre os doadores que compareceram a sede do Hemoal estava o estudante de enfermagem da Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal), Euderaldo Costa, 18 anos. “Como estudante de enfermagem sei da necessidade frequente por sangue, por isso resolvi realizar a minha doação, uma vez que no Carnaval a demanda transfusional tende a aumentar”, ressaltou.

Quem pode doar

Para doar sangue é imprescindível que o voluntário tenha boa saúde, idade entre 16 e 69 anos e no mínimo 50 kg. No caso dos menores de 18 anos é imprescindível estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis, além de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal.

O voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. Já quanto aos doadores que desejam realizar novamente o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres. A doação de sangue não é permitida para gestantes e lactantes, segundo portaria expedida pelo Ministério da Saúde.

Coletas Externas

Para facilitar o acesso dos doadores que não podem se deslocar até o Hemoal e Hemoar, serão realizadas coletas externas durante o período da campanha. Na terça-feira (18), das 8h às 16h, a coleta itinerante irá ocorrer no Shopping Maceió, em Mangabeiras. Na quinta-feira (20), a Unidade Móvel do Hemoal estará na Praça Rayol, em Jaraguá, e na sexta-feira (21) a coleta externa irá ocorrer em Rio Largo, em frente ao Banco do Brasil, no bairro Centro.

Onde doar

Os voluntários podem realizar suas doações no Hemoal Trapiche, que está localizado na Rua Dr. Jorge de Lima, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE). O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Também é possível se candidatar a doação de sangue no Hemoal Farol, que funciona de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 11h. Já no interior, as doações podem ser realizadas no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), que está situado na Rua Geraldo Barbosa Lima, no Centro de Arapiraca, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

 Por Josenildo Torres / Agência Alagoas

Notícias Relacionadas:

Comentários