A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) fortaleceu seus programas e consolidou sua atuação durante todo o ano de 2013. Presente em seis municípios do Estado (Arapiraca, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, União dos Palmares e Maceió), registrou avanços importantes nos últimos meses com melhoria na sua infraestrutura e no desempenho de seus cursos.
A avaliação do curso de Direito da universidade no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) foi motivo de orgulho em 2013. A graduação obteve o conceito 4 e ficou posicionado entre os 25 melhores do Brasil. Também se saíram bem no exame os cursos de Administração (Campus I), Administração Pública (Campus VI) e Ciências Contábeis (Campus I), que obtiveram médias três e estão qualificados como satisfatórios pela avaliação do Ministério da Educação (MEC).
No curso de Direito, os alunos comprovaram que o resultado no Enade não foi conquistado ao acaso. No último exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Alagoas, 28 bacharéis foram aprovados e conquistaram o registro de advogados.
O reitor da Uneal, professor Jairo Campos, afirmou que o resultado do Enade para a universidade é a comprovação de que quando se alia o empenho à vontade de aprender e de fazer, o resultado é o observado no exame.
“O resultado do Enade publicado pelo MEC, e veiculado por toda a imprensa nacional e local, em que a nossa instituição, pela primeira vez, apresenta os melhores indicadores do ensino superior de Alagoas, reflete o momento de crescimento e fortalecimento das ações de ensino, pesquisa e extensão nos últimos anos e, claro, o envolvimento de todos os atores sociais que protagonizam este importante espaço de construção do saber”, argumenta Jairo Campos.
Investimentos e iniciativas
Com recursos próprios, a Uneal adquiriu um micro-ônibus com capacidade para 22 pessoas para transporte de estudantes. Também foi comprado um ônibus com lotação de 50 usuários para uso da comunidade acadêmica.
Também no ano passado, a universidade passou a integrar a relação de instituições públicas de ensino superior que possuem editora própria. Em dezembro, foi inaugurada a EdUneal, cuja estrutura funciona na cidade de Arapiraca. Para a publicação dos títulos, foi firmada uma parceria com a Imprensa Oficial Graciliano Ramos, que fará a impressão das obras produzidas.
A iniciativa pretende ampliar a divulgação da produção acadêmica da instituição. A EdUneal já está afiliada à Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU), o que vai permitir um compartilhamento mais amplo das publicações da Uneal com outras instituições de ensino superior do Brasil.
Em 2013, 12 novos livros foram publicados com recursos próprios, através de seleção regida por edital. A Uneal disponibilizou R$ 200 mil para que os autores pudessem transformar a prática em registro de conhecimento para toda a comunidade científica do país. Os livros foram lançados durante a Bienal do Livro de Maceió, em novembro.
Da Agência Alagoas